buscar:      

siga-nos:


Alimentos Orgânicos
Saúde & Qualidade de Vida - Curiosidades

HISTÓRICO

O conceito de agricultura orgânica surge com o inglês Sir Albert Howard entre os anos de 1925 e 1930 que trabalhou e pesquisou durante muito anos na Índia. Howard ressaltava a importância da utilização da matéria orgânica e da manutenção da vida biológica do solo .

O QUE SÃO ALIMENTOS ORGÂNICOS?

O cultivo orgânico é definido como um processo que, tanto os métodos de cultivo como a elaboração dos produtos primários, diminui-se a utilização de compostos de origem química, com o propósito de obter alimentos ausentes de substâncias que podem afetar o organismo humano.

Segundo a definição do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos de 1984, a agricultura orgânica é "um sistema de produção que exclui o uso de fertilizantes, pesticidas, reguladores de crescimento e aditivos para a alimentação animal composta sinteticamente".


COMO É A AGRICULTURA ORGÂNICA?

Os sistemas de agricultura orgânica se baseiam na rotação dos cultivos, utilização de estercos animais, leguminosas, resíduos orgânicos, cultivo mecânico, minerais naturais, compostagem e controle biológico de pragas para manter a estrutura e produtividade do solo, transportar nutrientes para as plantas e controlar insetos e outras pragas.

Resumidamente, agricultura orgânica é o sistema de produção que exclui o uso de fertilizantes sintéticos de alta solubilidade, agrotóxicos, reguladores de crescimento e aditivos para a alimentação animal, compostos sinteticamente.

Enfim, busca manter a estrutura e produtividade do solo, trabalhando em harmonia com a natureza.

PRODUTOS

É muito grande a variedade de alimentos que são cultivados de maneira orgânica, de hortaliças à grãos, passando por frutas, cogumelos, leite, mel e açúcar. (veja a tabela à seguir)

PRODUTOS ORGÂNICOS MAIS COMUNS

Grupo alimentar Alimentos
HORTALIÇAS Cebola, batata, acelga, cenoura, escarola, tomate, alface, repolho, milho, vagem
FRUTAS Banana nanica e prata, limão, uva
OUTROS Ervas aromáticas, cereais(arroz, centeio, aveia)
PRODUTOS ANIMAIS Mel , ovo, galinha, cabra
PRODUTOS PROCESSADOS Queijos, doces, açúcar cristal e mascavo, conservas, farinha de trigo, farinha de mandioca. Missô, sucos concentrados.

 

PRODUTOS ORGÂNICOS HOJE

A popularidade dos alimentos orgânicos tem aumentado nos últimos anos refletindo em parte as preocupações ambientais e principalmente com a saúde.

Devido ao aumento do número de produtores, em maio de 1999 a atividade passou a ser regulamentada no Brasil.

Os produtos orgânicos possuem selo de garantia que dão credibilidade a procedência do produto. Existem, diversas entidades espalhadas pelo Brasil que fiscalizam e certificam a venda dos produtos. Em São Paulo encontram-se duas delas a Associação da Agricultura Orgânica (AAO) e Instituto Biodinâmica (IBD) .

 

ONDE ENCONTRAR OS ORGÂNICOS?

Atualmente os alimentos orgânicos são encontrados nas grandes redes de supermercados, nas lojas de produtos naturais e nas feiras de diversas cidades brasileiras.

Na cidade de São Paulo, a AAO inaugurou a primeira Feira do Produtor Orgânico em 1992, no mesmo local de sua sede, o Parque da Água Branca.