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A Importância do Ácido Fólico na Gravidez
Saúde & Qualidade de Vida - Gestantes

O ácido fólico ou folacina é uma vitamina que trabalha na formação de nossos genes, essenciais para a divisão celular e ainda na formação de células sanguíneas na medula óssea. Na gravidez, é especialmente importante na formação do tubo neural do feto, e sua deficiência pode resultar em má formação neural.

Está presente no fígado, feijões, vegetais verde-escuro (especialmente espinafre, aspargo e brócolis frescos), carnes magras e pão de trigo integral.

Vale ressaltar que os vegetais verde-escuro possuem grandes quantidades de ácido fólico, entretanto devem ser consumidos frescos e in natura, pois o armazenamento, a forma de preparo doméstico ou o processamento destes pode ocasionar grandes perdas deste nutriente.

Durante a gestação, é muito importante que a mulher atinja a quantidade diária necessária de ácido fólico - 400µg -, fornecendo quantidades suficientes para auxiliar no crescimento do feto, especialmente na fase inicial da gestação, onde ocorre a maior divisão celular.

A seguir listamos alguns alimentos fontes deste nutrientes e suas respectivas quantidades.

 

Alimentos µg em 100g
Espinafre cru 194,0
Espinafre cozido 146,0
Feijão branco 137,0
Brócolis cru 71,0
Brócolis cozido 50,0
Laranja 30,3
Repolho branco cru 43,0
Repolho branco cozido 20,0
Fígado bovino cozido 211,6
Aspargo cru 128,0
Abacate 61,9
Grão de bico 172,0
Lentilha 181,0
Escarola refogada 208,9
Pão francês 37,1
Pão de centeio 86,5