buscar:      

siga-nos:


Circulação Sanguínea
Saúde & Qualidade de Vida - Patologia & Nutrição

A função da circulação sanguínea é a de atender às necessidades de todos os tecidos, como transportar nutrientes até os tecidos e também remover daí os produtos de excreção, levar hormônios de uma parte para outra do corpo e manter, em geral, em todos os líquidos teciduais, um ambiente apropriado à sobrevida e função ótimas das células (GAYTON, 2000).

O fluxo por um vaso sanguíneo é inteiramente determinado por dois fatores: (1) a diferença de pressãoentre as duas extremidades do vaso, que é a força que empurra o sangue adiante pelo vaso, e (2) o obstáculo ao fluxo sanguíneo pelo vaso, que é denominado resistênciavascular (GAYTON; 2000).

A aterosclerose éuma doença das artérias, caracterizada pelo desenvolvimento de lesões gordurosas, denominadas placasateromatosas, na parede arterial interna. Essas placas começam a surgir devido à deposição de diminutos cristais de colesterol na íntima e no músculo liso. Com o decorrer do tempo, os cristais crescem e formam cristais muito grandes. Além disso, o tecido fibroso circundante e o músculo liso proliferam, formando camadas adicionais para o crescimento de placas cada vez maiores. A placa, juntamente com a proliferação celular, pode tornar-se tão grande a ponto de a superfície interior do vaso projetar-se profundamente no lúmen, reduzindo de modo acentuado o fluxo sanguíneo, e algumas vezes até causar a oclusão vascular completa (GAYTON; 2000).  

No entanto, a dieta alimentar correta pode manter a homeostase dos vasos, livres de coágulos perigosos, e suficientemente flexíveis para servir de condutores saudáveis do fluxo sangüíneo. Os alimentos fazem isso combatendo o acúmulo de colesterol e outras gorduras do corpo e, acima de tudo, afetando os fatores que provocam a formação de coágulos no sangue.

Alimentos como peixes de água fria (salmão), óleos vegetais, semente de linhaça, nozes, possuem ácidos graxos poliinsaturados, destacando as séries ômega 3 e 6, estão relacionados com a prevenção de doenças cardiovasculares, através da redução dos níveis de triglicerídeos e colesterol sanguíneo, aumentando a fluidez sanguínea e reduzindo a pressão arterial. Isso porque aumentam as partículas de HDL que possuem uma potente atividade biológica que estão envolvidas propriedades anti-aterogênicas e favorecimento de regressão da placa de ateroma que inclui a capacidade do efluxo do colesterol, atividade antioxidante, anti-inflamatória, antitrombótica e atividade vasodilatadoras (ANJO, 2004).

Outros alimentos também ajudam na manutenção da circulação sanguínea como se pode observar na tabela abaixo:

Tabela 1 - Composto ativo, efeito fisiológicos e principais fontes de alimentos funcionais

Fitoesteróis

Redução dos níveis de colesterol total
e LDL-colesterol

Óleos vegetais, sementes, nozes, algumas frutas e vegetais

Catequinas

Atividade antioxidante, redução do risco
de doença cardiovascular

Uva, vinho tinto, morango, chá verde, chá preto, cacau

Ácidos graxos
Ômega 3 e ômega6

Redução do risco de câncer e de doenças cardiovasculares, redução da pressão arterial

Peixes de água fria, óleo de canola,

Fonte: Adaptado de Fagundes & Costa

 

Referências Bibliográficas:

ANJO, D.F.. Alimentos funcionais em angiologia e cirurgia vascular. J Vasc Br , v.2, n.2, p.145-54,2004.

GAYTON , A.C. Tratado de Fisiologia Médica. 10.  ed.. Guanabara Koogan, 2000.

FAGUNDES, R.L.M; COSTA, Y.R. Uso de alimentos funcionais na alimentação. Higiene Alimentar, v.17,2003.