
Dieta DASH: Uma Nova Abordagem no Tratamento da Hipertensão
Saúde & Qualidade de Vida - Patologia & Nutrição“Diminua sua pressão modificando seus hábitos alimentares”. Essa é a proposta da dieta DASH (Dietary Approaches to Stop Hypertension), uma abordagem não farmacológica para um dos maiores problemas de saúde pública do mundo.
A Dieta DASH surgiu de um estudo multicêntrico randomizado, realizado em alguns centros universitários nos Estados Unidos, que testou o efeito de uma dieta-padrão sobre a pressão arterial. Este estudo envolveu 459 indivíduos adultos com pressão arterial sistólica menor que 160 mmHg e pressão diastólica entre 80 e 95 mmHg. Durante três semanas, os participantes ingeriram uma dieta controle pobre em frutas, vegetais e produtos lácteos. Depois disso, o grupo foi randomizado para, nas oito semanas seguintes, seguir uma de três dietas: a controle, descrita acima, outra rica em frutas e vegetais ou uma terceira que combinava frutas e vegetais com produtos derivados do leite com baixo teor de gordura e baixo teor de gordura saturada e total. O resultado da dieta combinada (DASH) nesse primeiro estudo foi a redução de 11,4 mmHg na pressão arterial sistólica e de 5,5 mmHg na pressão arterial diastólica dos pacientes hipertensos.
Para os pacientes com pré-hipertensão ou estágio 1 de hipertensão é sugerido a dieta DASH com restrição sódica. Essa dieta recomenda o consumo aumentado de frutas, verduras, grãos integrais, peixe, aves e gordura monoinsaturada, tendo como objetivo um consumo adequado de magnésio, potássio, cálcio, proteínas e fibras. Porém, é necessária uma redução na ingestão de gordura saturada, colesterol, carne vermelha, processados, doces, bebidas que contenham açúcar e o consumo moderado de álcool.
O consumo dos alimentos acima descritos, além da restrição sódica, parece ser particularmente importante na redução da pressão arterial. Em um estudo realizado com 810 indivíduos pré-hipertensos (pressão arterial sistólica de 120–139 mmHg e/ou diastólica de 80–89 mmHg) ou hipertensos em estágio 1 (pressão arterial sistólica 140–159 mmHg e/ou pressão arterial diastólica 90–99 mmHg), sem uso de anti-hipertensivos, a dieta DASH acompanhada de modificações no estilo de vida promoveu, após 18 meses, uma redução significativa da pressão arterial de cerca de 1,0 mmHg na pressão arterial sistólica e de 0,4 mmHg na pressão arterial diastólica.
Embora não haja informações sobre a adesão e efetividade dessas recomendações em longo prazo, os dados disponíveis justificam o caráter imperativo da recomendação. O manejo dietético de pacientes com hipertensão arterial, associado à mudanças no estilo de vida (perda de peso em caso de sobrepeso, consumo adequado de gorduras, redução de sal, atividade física regular, redução da ingestão alcoólica e abandono do tabagismo) pode contribuir para a redução da morbi-mortalidade decorrente de doenças cardiovasculares.
Além disso, esta dieta parece não se restringir a tais benefícios. Enquanto novos trabalhos sugerem que a dieta DASH pode reduzir a incidência de certas neoplasias, outros apontam que seu teor de cálcio, vindo dos produtos lácteos, pode diminuir o risco de osteoporose e melhorar o turn over de cálcio nos ossos.Em pacientes obesos, foi demonstrado que o consumo da dieta DASH melhorou a pressão arterial e melhorou a capacidade antioxidante dos mesmos. Mais recentemente, uma variação da dieta DASH com teor reduzido de calorias (1.500 Kcal) resultou em uma perda de peso e melhora no perfil metabólico em pacientes com síndrome metabólica.
Referencias
Jehn ML, Brotman DJ, Appel LJ. Racial differences in diurnal blood pressure and heart rate patterns: results from the Dietary Approaches to Stop Hypertension (DASH) trial. Arch Intern Med. 2008 May 12;168(9):996-1002.
Fung TT, Chiuve SE, McCullough ML, Rexrode KM, Logroscino G, Hu FB. Adherence to a DASH-style diet and risk of coronary heart disease and stroke in women. Arch Intern Med. 2008 Apr 14;168(7):713-20.
Couch SC, Saelens BE, Levin L, Dart K, Falciglia G, Daniels SR. The efficacy of a clinic-based behavioral nutrition intervention emphasizing a DASH-type diet for adolescents with elevated blood pressure. J Pediatr. 2008 Apr;152(4):494-501. Epub 2007 Nov 5.
Mellen PB, Gao SK, Vitolins MZ, Goff DC Jr. Deteriorating dietary habits among adults with hypertension: DASH dietary accordance, NHANES 1988-1994 and 1999-2004. Arch Intern Med. 2008 Feb 11;168(3):308-14.
Revista Bio. Nutrição e Saúde (Nestlé) – n.05 p.19-20.