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Alimentos x Insônia
Saúde & Qualidade de Vida - Patologia & Nutrição

O que é a Insônia?

Insônia é incapacidade de conciliar o sono. A perturbação do sono pode assumir diferentes formas. A pessoa pode demorar para conciliar o sono, acordar durante a noite ou ficar despertada na cama durante longos períodos.

Os indivíduos com este distúrbio, às vezes, utilizam medicamentos de maneira inadequada: hipnóticos ou álcool para ajudar com o sono noturno, ansiolíticos para combater a tensão ou ansiedade, cafeína e outros estimulantes para combater a fadiga excessiva. Em alguns casos, este tipo de uso de substância pode progredir para "abuso de substância" ou causar dependência dessa substância, e também podem causar efeitos colaterais, como falta de concentração durante o dia.

Quais são as causas da insônia?

Muitos são os fatores que podem levar a insônia, como por exemplo, preocupações, ingestão excessiva de cafeína, supressão de tranqüilizantes ou álcool podem perturbar os padrões normais de sono.

Tanto sentir fome como comer em demasia podem atrapalhar o sono e causar desconforto e insônia. Fazer um lanche leve na hora de pode provocar sonolência.

Também são causas de noites mal dormidas além do consumo de café e de álcool, a pratica de exercícios antes de dormir, horários irregulares de sono, medicamentos estimulantes, e períodos de estresse mental.

O que a alimentação pode fazer pelo sono?

Um dos remédios para dormir é o doce ou o amido ingerido 30 gramas, cerca de meia hora antes de ir para a cama . Durante muito tempo, o mel foi usado na medicina popular como soporífero.

O triptofano, um aminoácido essencial, é o indutor natural do sono. Ele aumenta a quantidade de serotonina, um sedativo também natural, no cérebro. É por isso que um dos remédios caseiros para a insônia é uma xícara de leite morno, que contém triptofano, com uma colher de chá de mel, um açúcar simples (os carboidratos facilitam a entrada de triptofano no cérebro). Um sanduíche de peru é um indutor do sono porque combina triptofano com carboidratos.

Por outro lado, consumir uma refeição noturna que tenha um alto teor de gordura ou comer alimentos que provocam AZIA e MÁ DIGESTÃO pode resultar num sono inquieto.


Coma bastante:

  • Lanches noturnos leves
  • Carboidratos junto com leite e outro alimento rico em triptofano
  • Chás de ervas descafeínados

Reduza o consumo de:

  • Bebidas Alcoólicas

Evite:

  • Café, chá, refrigerantes do tipo cola e outras fontes de cafeína
  • Refeições pesadas à noite, especialmente alimentos gordurosos e condimentados

 

DICAS GERAIS PARA DORMIR BEM:

Os alimentos ricos em amido, como pão, massas, leite maltado adoçado e chás de ervas adoçados com mel podem provocar sonolência e proporcionar um sono repousante.

Conselhos

  • Para descansar bem durante a noite, o quarto deverá estar às escuras e silencioso.
  • Não deve levar as suas preocupações para a cama.
  • Não se habitue a tomar comprimidos para dormir.
  • Não faça exercícios físicos antes de se deitar.
  • Tome um banho quente e relaxante.
  • Estabeleça horários fixos para se deitar e acordar.
  • Use roupa de de dormir leve, confortável e aconchegante.
  • Tenha cuidado com o ambiente que não deverá ser demasiado frio, quente ou úmido.
  • Escolha uma cama nem demasiado dura nem demasiado mole.
  • Se tem dificuldade em adormecer, não permaneça na cama, aumentando a ansiedade e frustração: levante-se e leia ou ouça música calma.