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Brócolis
Saúde & Qualidade de Vida - Saúde & Nutrição

O brócolis é um vegetal da família Brassicaceae (crucíferas), da qual também fazem parte a couve-flor, o repolho, a couve de bruxelas, a couve e o nabo. Pode usualmente ser utilizado em diversos tipos de preparações como molhos, recheio de massas e tortas, sopas, cremes, refogado, gratinado, ou no vapor.

No tocante a nutrição, é uma hortaliça rica em vitamina C, importante para o sistema imunológico e absorção do ferro; vitamina A, essencial para visão e reprodução; fibras, necessárias para o bom funcionamento do intestino; cálcio, que participa da mineralização de ossos e dentes, além da regulação da pressão sanguínea; e ácido fólico, importante para a replicação celular e bom funcionamento do sistema nervoso e imunológico.

Os carotenóides presentes em grandes quantidades no brócolis são o betacaroteno, luteína e zeaxantine. Estes são poderosos antioxidantes que podem ajudar a prevenir certas doenças relacionadas com o envelhecimento. Estes antioxidantes neutralizam os radicais livres, que causam danos às células saudáveis. Adicionalmente, algumas pesquisas já evidenciaram que o consumo desta hortaliça pode combater vários tipos de câncer, além de minimizar os riscos de catarata, reduzir o colesterol sérico e prevenir doenças cardiovasculares.

Por apresentar os compostos bioativos já descritos anteriormente, os nutrientes contidos no brócolis pode evitar a formação ou ainda frear o desenvolvimento de vários tipos de câncer, incluindo de estômago, esôfago, pulmão, faringe, útero, pâncreas e cólon. Ele é rico em substâncias que estimulam a produção de enzimas que combatem a sua formação.

Um estudo conduzido em Shapiro et al. (2001) nos Estados Unidos revelou que homens que consumiam duas ou mais xícaras de brócolis por semana, apresentavam uma diminuição de 44% na incidência de câncer de bexiga, quando comparados com aqueles que comiam menos de uma porção por semana. A principal substância presente nesta hortaliça responsável por este efeito benéfico é o glucosinolato. Outra pesquisa realizada por Takai et al. (2003) em Tóquio, no Japão, evidenciou que as propriedades nutritivas do brócolis podem bloquear o crescimento de células de melanoma.
Outros legumes da família do brócolis, como o repolho, a couve-flor e a couve de bruxelas também apresentam propriedades similares as desta hortaliça. É importante ressaltar que para que estes benefícios ocorram, o consumo do brócolis deve ser regular, em longo prazo e aliado aos hábitos de vida saudáveis.

Cada 100g de brócolis cozido contém:

 

Quantidade (100)

Energia (kcal)

28,0

Carboidrato (g)

5,07

Proteína (g)

2,99

Gordura (g)

0,35

Fibra (g)

3,0

Vitamina A (RE)

138,8

Vitamina C (mg)

74,6

Cálcio (mg)

46,0

Ferro (mg)

0,84

Ácido fólico (mcg)

50,0

Referências bibliográficas:

Fowke JH, Chung FL, Jin F. Urinary isothiocyanate levels, brassica, and human breast cancer. Cancer Res. 2003 Jul 15; 63(14): 3980-6.

Kall MA, Vang O , Clausen J.  Effects of dietary broccoli on human drug metabolising activity. Cancer Lett. 1997 Mar ; 114 (1-2): 169-70.

Phillipi, Sonia Tucunduva. Tabela de Composição de Alimentos: suporte para decisão nutricional. São Paulo: Coronário, 2002.

Shapiro TA, Fahey JW, Wade KL. Chemo protective glucosinolates and isothiocyanates of broccoli sprouts: metabolism and excretion in humans. Cancer Epidemiol Biomarkers Prev. 2001 May; 10 (5): 501-8.

Takai M, Suido H, Tanaka T. [LDL cholesterol lowering effect of a mixed green vegetable and fruit beverage containing broccoli and cabbage in hypercholesterolemic subjects]. Rinsho Byori. 2003 Nov; 51 (11): 1073-83.

Verhoeven DT, Goldbohm RA. Epidemiological studies on brassica vegetables and cancer risk. Cancer Epidemiol Biomarkers Prev. 1996 Sep; 5(9): 733-48.