buscar:      

siga-nos:


O Porquê do Arroz e o Feijão ?
Saúde & Qualidade de Vida - Saúde & Nutrição

De acordo com alguns autores, o Brasil foi o primeiro país a cultivar o arroz no continente americano. O arroz era o "milho d'água" (abati-uaupé) que os tupis, muito antes de conhecerem os portugueses, já colhiam nos alagados próximos ao litoral.

Consta que integrantes da expedição de Pedro Álvares Cabral, após uma peregrinação por cerca de 5 km em solo brasileiro traziam consigo amostras de arroz, confirmando registros de Américo Vespúcio que trazem referência a esse cereal em grandes áreas alagadas do Amazonas.A prática da orizicultura no Brasil, de forma organizada e racional, aconteceu em meados do século XVIII e daquela época até a metade do século XIX o país foi um grande exportador de arroz.

Arroz e Feijão: Uma dupla infalível

O arroz possui vários benefícios, pois é rico em vitaminas do complexo B , proteínas e ferro; é um alimento rico em amido, fornecendo energia e contribuindo para a absorção de proteína, além de ser um alimento de fácil digestão e raramente provoca alergias. O feijão, por sua vez, contém mais proteína do que qualquer outro alimento de fonte vegetal, sendo fonte de vitaminas do complexo B, ferro, potássio, zinco e outros minerais essenciais.

Em decorrência das características demonstradas, a combinação do feijão com arroz é perfeita, pois ambos fornecem os aminoácidos que auxiliam nosso corpo a formar suas próprias proteínas (músculos, pele, cabelos, unhas, ossos, cicatrização). E tudo isso porque os aminoácidos deficientes no feijão são justamente os que estão presentes no arroz. O arroz é pobre em aminoácidos lisina, presente no feijão. Este por sua vez, não apresenta o aminoácido essencial metionina, abundante no arroz, daí a importância nutricional na formação protéica desta combinação tipicamente brasileira: 'arroz com feijão'. A proporção ideal entre arroz e feijão é de 3 porções de arroz para 1 porção de feijão.

Valores Nutricionais

Arroz branco - Porção: 100 g
Kcal: 364
HC: 79.7
PTN: 7.2
LIP: 0.6
Colesterol: 0
Fibras: 0.3

Feijão - Porção: 30 g
Kcal: 80
HC: 13
PTN: 5
LIP: 0
Colesterol: 0
Fibras: 5 g

Você Sabia?

- Várias pesquisas revelam que a população brasileira está deixando de lado o hábito de consumir leguminosas e cereais nos últimos anos. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o consumo médio diário destes alimentos, por pessoa, passou de 120g (em 1987) para 107g (em 1996).

- A organização das Nações Unidas declarou o ano 2004 como o Ano Internacional do Arroz (AIA), com o lema "ARROZ É VIDA".

 

Matéria realizada pela Equipe RGNutri