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Gorduras
Saúde & Qualidade de Vida - Saúde & Nutrição

As gorduras ou lipídeos na maioria das vezes são vistos como vilões da alimentação, mas são muito importantes e não devem faltar na dieta, inclusive de quem pratica atividade física. Suas funções são: fornecer energia, contribuir para o funcionamento das células e também participam de vários processos do nosso corpo como: proteção dos órgãos, transporte de vitaminas, formação de hormônios, entre outros.

As gorduras fornecem 9 Kilocalorias por grama, mais do que o dobro das calorias que as proteínas e carboidratos e, por conta disso, seu consumo deve ser feito com moderação, priorizando sempre a qualidade.
As gorduras podem ser classificas como saturadas e insaturadas:

- Gorduras Saturadas: Geralmente contém colesterol na sua composição e podem elevar os níveis deste tipo de gordura no sangue, e consequentemente se aderirem nas paredes dos vasos sanguíneos, podendo aumentar consideravelmente o risco de doenças do coração, se consumidas em excesso.
Geralmente esta gordura é encontrada nos alimentos de origem animal: manteiga, carnes gordas e creme de leite e de origem vegetal encontram no leite de côco e côco seco.

- Gorduras insaturadas: ajudam a manter um bom nível de colesterol, essencial para o bom funcionamento do organismo, além de diminuir o colesterol que denominamos “ruim”, o LDL, e por isso devem ser consumidos em maior proporção em relação aos saturados.

Dentro dos insaturados, encontramos os poliinsaturados e os monoinsaturados.

Os poliinsaturados são encontrados nos peixes, óleos vegetais, sementes e nozes. Já os monoinsaturados são encontrados no azeite, abacate e sementes.

Existe outro tipo de gordura que deve ser evitada: gordura trans. Esta gordura é obtida através de um processo chamado hidrogenação e é encontrada em produtos industrializados. Ela tem ação semelhante a das gorduras saturadas e, além disso, diminui o que chamamos de colesterol “bom” – o HDL e aumenta o colesterol “ruim” – o LDL, portanto deve ser consumida com moderação. Encontramos gordura trans principalmente na gordura vegetal hidrogenada presente nos alimentos industrializados: biscoitos recheados, tortas, cremes, sorvetes. Portanto, se atente aos rótulos dos alimentos e evite os alimentos que contém este tipo de gordura.

Para priorizar o consumo de gorduras “boas”, siga a tabela abaixo que mostra os tipos de gordura presente ns alimentos:

Gordura

Tipo de óleo

Gordura mono insaturada

Azeite de oliva, óleo de gergelim

Omega 3

Óleo de semente de linhaça, óleo de peixe

Ômega 6

óleo de milho, qirassol, soja

Gordura saturada

Manteiga, gordura de coco, óleo de dendê

Gordura trans

Margarina e gordura vegetal hidrogenada

 

Lembre-se: para uma alimentação saudável e manutenção da saúde, priorize o consumo de gorduras poli e monoinsaturados e evite o consumo de gordura trans e saturadas, mas sempre com moderação!

Atenção:
Dias de prova: como a gordura demora mais para ser digerida, procure ter uma alimentação pobre em gordura nas 24 horas que antecedem a prova.
Dias de treino: procure consumir o mínimo de gordura de 2 a 3 horas antes do treino.

Referências:

www.anvisa.gov.br
www.rgnutri.com.br