O ballet e muitos outros tipos de dança são atividades físicas que exigem muito do atleta, principalmente quando realizado à nível de competição ou grandes apresentações, no entanto, é comum que muitos bailarinos sofram certa pressão quanto a alimentação e a manutenção do baixo peso, uma vez que a leveza e a habilidade são fatores muito importantes nesse tipo de esporte.
No entanto, sabe-se que uma dieta pobre tanto em nutrientes (carboidratos, proteínas, lipídeos, vitaminas, minerais) quanto em calorias, pode levar à diversos comprometimentos à saúde, principalmente aqueles relacionados à carência de nutrientes e aos transtornos alimentares, como a anorexia.
Para manter o peso de uma forma saudável, algumas dicas são importantes:
• Ingerir alimentos com alto teor de fibras (arroz integral, pão integral, aveia, frutas como ameixa, mamão, maçã, laranja, entre outros), os quais garantem maior saciedade;
• Evitar alimentos ricos em gorduras ou açúcares, como as frituras, os salgadinhos, os molhos gordurosos, os doces e os refrigerantes;
• Fracionar a dieta, fazendo vários lanches pequenos e saudáveis durante o dia;
• Não pular as refeições;
• Comer devagar mastigando bem os alimentos;
• Consumir todos os grupos de alimentos, em suas quantidades adequadas, já que cada um deles possui diferentes e importantes funções ao organismo, como:
1. Alimentos energéticos: pães, massas, cereais – responsáveis pelo fornecimento de energia para a realização das atividades diárias;
2. Alimentos construtores: leite, queijos, iogurtes, carnes, ovos – responsáveis pela produção e/ou reparação de tecidos do corpo;
3. Alimentos reguladores: frutas, verduras e legumes – responsáveis por regular todos os processos que ocorrem no organismo, além de melhorar a função intestinal.
Além disso, a prática de qualquer atividade física não deve ser executada em jejum, sob risco de crises hipoglicêmicas precedidas de mal-estar, náuseas podendo até levar a perda momentânea da consciência.
Após a atividade, o consumo dos alimentos com um maior teor de carboidratos e proteínas é importante para a recuperação energética e muscular. Por se tratar de uma atividade física aeróbica de média intensidade, o ballet apresenta um gasto energético de aproximadamente 5,2 Kcal por minuto (para uma pessoa de 50 Kg) assim, a dieta de uma bailarina deve ser calculada de acordo com as suas necessidades basais, acrescentando-se as necessidades causadas pela atividade física em questão.
Referências bibliográficas:
1. SOCIEDADE BRASILEIRA DE MEDICINA DO EXERCÍCIO E DO ESPORTE. Modificações dietéticas, reposição hídrica,suplementos alimentares e drogas: comprovação de ação ergogênica e potenciais riscos para a saúde. Rev Bras Med Esporte. 2009. 15(3).
2. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Coordenação-Geral da Política de Alimentação e Nutrição. Guia alimentar para a população brasileira: promovendo a alimentação saudável. Brasília: Ministério da Saúde, 2006.