BLOG

Berries podem melhorar a atividade cerebral em idosos

Um estudo de revisão, realizado nos Estados Unidos, sugeriu que uma dieta rica em berries pode ajudar a melhorar a função e a atividade cerebral de idosos.
Segundo os autores, a amora, o morango, a framboesa, a uva e o kiwi, que são conhecidas como berries, contêm compostos fitoquímicos com elevada ação antioxidante, anti-inflamatória e efeitos direto sobre o cérebro. Dessa forma, podem ajudar a prevenir a neurodegeneração relacionada com a idade e suas consequentes alterações na função cognitiva e motora, como a perda de memória por exemplo.
A ação anti-inflamatória no cérebro ocorre uma vez que os fitoquímicos das berries possuem propriedades que podem alterar os cursos de comunicação dos neurônios e causar mudanças nas vias de sinalização envolvidas na inflamação e sobrevivência das células.
Os autores alegam que pesquisas futuras revelarão se esses benefícios são resultados de compostos semelhantes presentes nessas frutas ou resultados das combinações únicas dos compostos em cada fruta, que geram efeitos semelhantes, uma vez que cada tipo de berry é composto por uma combinação única de fitoquímicos.

 

Referência bibliográfica
1. Marshall G, Shukitt-Hale B. Berry Fruit Enhances Beneficial Signaling in the Brain.
2012;60 (23), pp 5709–5715.