BLOG

Beterraba

A beterraba é uma raiz da família Chenopodiaceae, assim como a acelga e o espinafre. De origem europeia, já era utilizada na antiguidade, principalmente na Grécia e na Sicília.
Atualmente, existem 3 biotipos economicamente importantes no mundo: Açucareira – amarelada, rica em sacarose e utilizada na produção de açúcar em diversos países; Forrageira – usada para a produção de ração animal; Hortícola – a mais conhecida, de cor roxa, utilizada para a alimentação humana, e a única beterraba produzida no Brasil.
Considerando 2 colheres de sopa dela crua ou cozida, sua composição nutricional é: 4,6g de carboidratos em sua versão crua e 3g na versão cozida, valores semelhantes a cenoura, o chuchu, a acelga e o espinafre. Além de menos de 1g de proteínas e 0,04g de lipídios em ambas as versões. Além disso, se destaca por apresentar:
• Betacianina: um tipo de pigmento natural como a clorofila e o licopeno, responsável pela sua cor roxa. Tem sido estudada ultimamente por sua ação antioxidante e anti-inflamatória, que podem auxiliar na prevenção de doenças como aterosclerose, diabetes e câncer. São também utilizadas como corante natural em alimentos industrializados;
• Rutina, epicatequina e ácido cafeico: outros compostos antioxidantes importantes que protegem o corpo de danos celulares causados por estresse e poluição, por exemplo;
• Fibras: nutrientes essenciais ao bom funcionamento do intestino e do sistema de defesa;
• Nitrato inorgânico: transformado em óxido nítrico (NO) por bactérias naturais do corpo. Esse composto auxilia na regulação dos vasos sanguíneos, controlando a pressão arterial e evitando doenças do coração. Além de ser um importante aliado do cérebro, por participar da entrega de glicose (açúcar) e da comunicação celular, essenciais para o funcionamento cerebral. Principalmente como suco, o NO da beterraba pode auxiliar no desempenho de atletas, já que retarda a fadiga muscular.
A beterraba é uma hortaliça que deve ser incluída na alimentação frequentemente. Além de ser nutritiva e saborosa, também é fácil de preparar e muito versátil: crua em saladas e aperitivos, além de cozida em sopas, risotos, saladas e acompanhamentos.

 

Referências bibliográficas
1. Clifford T, Howatson G, West DJ, Stevenson EJ. The Potential Benefits of Red Beetroot Supplementation in Health and Disease. Nutrients. 2015 Apr 14;7(4):2801-2822.
2. Golçalves et al. Betalaínas: das Cores das Beterrabas à Fluorescência das Flores. Rev. Virtual Quim. 2015, 7 (1), 292-309.
3. Tivelli et al. Beterraba: do plantio à comercialização. Campinas: Insitituo Agronômico do Estado de São Paulo (IAC). 2011.
4. Satyanand et al. A study of beet root derived dietary nitrate efficacy on performance of runners. Int J App Basic Med Res. 2014 Mar; 3(2): 690-695.
5. Sociedade Brasileira de Diabetes. Manual oficial de contagem de carboidratos regional. Rio de Janeiro; 2009.
6. United States Department of Agiculture (USDA). Classification for Kingdom Plantae Down to Family Chenopodiaceae. Disponível em: http://plants.usda.gov/java/ClassificationServlet?source=display&classid=Chenopodiaceae