BLOG

CRAVO E CANELA

Cravo e canela: duas especiarias usadas em preparações de diversos tipos, que podem ser ou não combinadas entre si para inovar na cozinha.
O cravo-da-índia, de origem asiática, teve sua produção monopolizada pelos holandeses até o século XVIII, quando os franceses conseguiram sementes e espalharam seu cultivo por países tropicais, como o Brasil. Os franceses também são responsáveis pelo seu nome, já que deriva de “clou”, que significa prego, semelhante ao formato do cravo. Essa especiaria é o botão da árvore colhido antes de abrir a flor, que é seco e consumido inteiro ou em pó. Como condimento, o cravo agrega sabor penetrante, doce e levemente picante. O cravo é dificilmente utilizado na cozinha do dia a dia, porém, pode incrementar conservas, marinados, compotas, carnes e sobremesas.
O cravo é a principal fonte de eugenol na natureza, composto químico derivado do aminoácido fenilalanina, com propriedade antioxidante, auxiliando o combate aos radicais livres, que em excesso podem levar ao envelhecimento precoce das células e a algumas doenças. Além disso, essa substância tem sido estudada como protetora do funcionamento adequado do cérebro, através do aprimoramento dos impulsos nervosos.
A canela, por sua vez, é nativa do Sri Lanka, e foi trazida ao Brasil pelos europeus, onde até os dias atuais é muito popular e bastante cultivada. Essa especiaria é a casca retirada dos ramos de seu arbusto, que é seca no sol, a fim de endurecer e ser comercializada em pau. Existem várias espécies de canelas, a mais consumida no Brasil é a canela-cássia, que em sua versão em pau pode ser utilizada em conservas, cozidos e compotas, já a canela moída não deve ser submetida a longos cozimentos, podendo ser usada em massas de bolos e pães, além de polvilhada para finalização de pratos.
Diversos estudos sobre os benefícios do consumo da canela para a saúde estabelecem seu efeito no controle dos níveis de açúcar do sangue: exerce papel importante na sinalização de proteínas envolvidas na captação de glicose, ou seja, diminui o risco da resistência à ação da insulina. Além disso, pode ser aliada ao controle da pressão arterial: recentemente, novos estudos apontam a suplementação com canela como possível estímulo à dilatação dos vasos sanguíneos e, consequentemente, à diminuição da pressão arterial.
Sendo assim, ambas as especiarias podem ser uma alternativa para dar mais sabor às preparações e sair da rotina. Por serem muito versáteis, podem ser usadas em pratos doces e salgados, em suas versões inteiras ou moídas. Além disso, são aliadas à manutenção de uma vida saudável!

 

Referências bibliográficas
1. Kawatra P, Rajagopalan R. Cinnamon: Mystic powers of a minute ingredient. Pharmacognosy Res. 2015 Jun;7(Suppl 1):S1-6. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4466762/?report=printable
2. Neto NL, Freire R, Lacerda I. Misturando sabores: receitas e harmonizações de ervas e especiarias. Ed Senac, 2013.
3. Sigletary K. Clove: Overview of Potential Health Benefits. Nutrition Today. 2014;49(4): 207-224.