BLOG

Gestantes X Ingestão de ômega 3

Um estudo canadense realizado com 600 mulheres, publicado na revista Applied Physiology, Nutrition and Metabolism, estimou a ingestão de fontes alimentares de ácido eicosapentaenoico (EPA), docosapentaenoico (DPA) e decosahexaenoico (DHA) e encontrou que aproximadamente 25% das mulheres grávidas e mães recentes não atendiam as recomendações de DHA.
O estudo foi realizado durante o período da gravidez até três meses após o parto, e teve como objetivo avaliar a relação entre o estado nutricional materno durante a gravidez, saúde mental materna e saúde e desenvolvimento da criança.
Segundo o estudo, as recomendações de ômega-3 e ácidos graxos de cadeia longa (LCPUFA) durante a gravidez e lactação não estavam sendo atendidas apesar do alto nível de educação e renda das participantes.
Os autores destacaram que a recomendação de ingestão de ômega- 3 pela American Dietetic Association, para todos os adultos saudáveis, incluindo gestantes e lactantes, é de 500mg ao dia. Em relação ao DHA, a Comissão Europeia e a International Society for the Study of Fatty Acids and Lipids (ISSFAL) especificam que a recomendação para mulheres grávidas e lactantes deve ser de no mínimo 200mg ao dia.
Os resultados do estudo mostraram que as mulheres que tomaram suplemento contendo DHA tiveram uma probabilidade de 10,6 a 11,1 vezes maior de atingir a recomendação estabelecida pela Comissão Europeia para gestantes e mulheres no pós-parto, respectivamente. O estudo também evidenciou a necessidade de aconselhamento nutricional sobre os benefícios dos suplementos de ácidos graxos de cadeia longa para além da gravidez, uma vez que 44% das mulheres que reportaram ingerir o suplemento durante a gravidez já não tomavam mais durante a amamentação, no período de três meses após o parto.

 

Referência bibliográfica
1. Jia X, Pakseresht M, Wattar N, Wildgrube J, Sontag S, Andrews M, Subhan FB, McCargar L, Field CJ; APrON study team. Women who take n-3 long-chain polyunsaturated fatty acid supplements during pregnancy and lactation meet the recommended intake. Appl Physiol Nutr Metab. 2015 May;40(5):474-81.