O Halloween, também conhecido como “dia das bruxas”, é celebrado no dia 31 de outubro com roupas, comidas e brincadeiras típicas. Sua primeira celebração aconteceu em tempos ancestrais, através do povo Celta (Samhain). Nesta época, o final de outubro indicava o início do inverno e fim da temporada de colheita e, assim, o povo acreditava que nesta data, as fronteiras entre o mundo dos vivos e mortos eram sobrepostas, permitindo que espíritos dos mortos voltassem a vida e causassem doenças ou danos nas plantações.
O festival de celebração envolvia fogueiras, as quais atraiam insetos e morcegos, figuras típicas do Halloween, e as pessoas costumavam usar máscaras ou fantasias para imitar os espíritos que apareceriam ou acalmá-los.
Hoje, o Halloween é celebrado em países como Estados Unidos, China, Japão, Austrália, e diversos países na Europa e América Latina.
Para quem trabalha ou estuda, a rotina durante o dia de Halloween permanece a mesma, no entanto, é possível apreciar muitas decorações pelas ruas, casas e lojas. Já no período da noite, os jovens costumam ir à festas típicas com amigos, enquanto as crianças saem às ruas para praticar o famoso “gostosuras ou travessuras”, brincadeira que consiste em passar na casa dos vizinhos e receber doces ou aplicar alguma “pegadinha”, caso os donos da casa estejam despreparados. Nos Estados Unidos, também é muito comum a visita ao “vale de abóboras”, com esculturas desse legume, ou participar de atrações como a “casa mal-assombrada”.
Ainda, o Halloween é uma comemoração bastante associada à fartura de comidas e guloseimas, por isso, alimentos típicos como as abóboras, as maçãs e as nozes estão sempre presentes à mesa. Vegetais variam de acordo com a estação, mas também fazem parte da festa. O que mais chama a atenção são os doces, que são ofertados em abundância, principalmente para crianças.
Combinando fantasias, comidas, brincadeiras, festas e decorações, o Halloween torna-se uma data muito esperada em diversos lugares do mundo, com ou sem bruxas à solta!
Referências bibliográficas:
1. Barth, Edna, ARDNT, Ursula. Witches, Pumpkins, and Grinning Ghosts: The Story of the Halloween Symbols. Clarion Book. New York, NY. 1972.
2. Clemen GDB. British and American Festives. Chapter 2; 4-6.
3. Food Timeline Library. Halloween Food Traditions. Editora: Lynne Olver (2005).3 de janeiro de 2015. Diponivel no endereço eletrônico do site: http://www.foodtimeline.org/halloween.html
4. GNU Free Documentation License. Halloween History [Internet]. Estados Unidos: Free Software Foundation. Disponível em endereço eletrônico do site: http://www.halloweenhistory.org/
5. Russell W. Belk. Halloween: an Evolving American Consumption Ritual. NA – Advances in Consumer Research. Eds. Marvin E. Goldberg, Gerald Gorn, and Richard W. Pollay, Provo, UT: Association for Consumer Research. 1990; 17; 508-517.
6. The Library of Congress – The American Folklife Center. The Fantasy and Folklore of All Hallows. 2009. Disponível em endereço eletrônico do site: http://www.loc.gov/folklife/halloween.html
7. Top Ten Halloween Celebrating Countries. Disponível em endereço eletrônico do site: http://www.mapsofworld.com/world-top-ten/halloween-celebrating-countries.html