BLOG

O combate ao diabetes

Doença caracterizada pela elevação da glicose no sangue, o Diabetes Mellitus pode ocorrer por defeitos no fluxo ou na ação da insulina, um hormônio produzido no pâncreas, cuja função principal é promover a entrada da glicose nas células do corpo de forma a ser aproveitada, principalmente como energia. A falta da insulina, ou um defeito em sua ação, leva à um acúmulo de glicose no sangue, chamado de hiperglicemia, que pode causar implicações leves como cansaço e tontura, e consequências mais graves como afetar o funcionamento dos rins, do sistema visual e da circulação sanguínea.
Por ser uma das doenças mais comuns em todo o mundo e por gerar diversas consequências à seus portadores, desde 1991 foi criado o Dia Mundial do Diabetes (DMD): 14 de novembro, instituído para relembrar a importância da prevenção e combate à essa doença que acomete 8% das pessoas do mundo.
O tema do DMD 2015 foi “alimentação saudável” já que os hábitos alimentares são fundamentais para a prevenção e o tratamento dessa doença, assim, a base da alimentação deve ser composta por:
– Frutas frescas (até 3 porções por dia);
– Verduras e legumes (no mínimo 3 porções por dia);
– Cereais integrais ou alimentos feitos com farinha integral;
– Carnes magras, preparadas cozidas, assadas ou grelhadas (como aves e peixes);
– Lácteos (de preferência sem adição de açúcar);
– Óleos vegetais;
– Castanhas e nozes;
– Para se hidratar: água, café e chá sem adição de açúcar.
No entanto, lembre-se sempre: a alimentação do diabético deve ser sempre acompanhada por um profissional especializado.

 

Referências bibiliográficas:
1. International Diabetes Federation. Be a part of the WDD 2015 campaign. Disponível em: http://www.idf.org/WDD15-guide/pdf/WDD_2015_Guide.pdf
2. Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. O que é Diabetes? Disponível em: http://www.endocrino.org.br/o-que-e-diabetes/