Um documento divulgado pela FAO aponta que 348 mil toneladas de alimentos são perdidos ou desperdiçados diariamente na América Latina. Este desperdício envolve todas as etapas de produção, desde a colheita, passando pelo manuseio, transporte, central de abastecimento, indústria, supermercado, até chegar ao consumidor final.
De acordo com dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a maior perda está no transporte, chegando a 50% e, quando o alimento se apresenta “machucado”, o motivo de descarte é ainda maior, pois estes produtos passam a não se encaixar no padrão estético exigido pelo varejo, mesmo sendo comestíveis.
Na Alemanha, dados como este estimularam jovens a criar um sistema de coleta de alimentos excedentes que tem se expandido para diversos países como Espanha, Itália e índia. Trata-se de uma iniciativa conhecida como foodsharing.de, na qual os alimentos excedentes são recuperados de supermercados, padarias, mercados, restaurantes e casas particulares e colocados em geladeiras e prateleiras de lugares públicos como em escolas, empresas, igrejas e universidades. A ideia se baseia em incentivar a conscientização das pessoas referente a quantidade de comida jogada fora e estimular que cada um se cadastre no projeto para que possam deixar e pegar alimentos presentes nessas geladeiras para compartilhá-los.
Mesmo sendo considerado um dos dez países que mais desperdiçam alimentos em todo o mundo, o Brasil também conta com iniciativas que visam diminuir este desperdício, como o trabalho realizado pelos Bancos de Alimentos, cujo objetivo é diminuir o acúmulo de lixo orgânico e o desperdício de alimentos próprios para consumo através da arrecadação de alimentos que seriam desprezados.
Referências bibliográficas
1. Planeta Saudável. Como e por que evitar o desperdício. Disponível em: <http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/lixo/como-evitar-desperdicio-seguranca-alimentar-bons-fluidos-752309.shtml> Acesso em: 26 abr. 2016.
2. Instituto Akatu. América Latina desperdiça até 348 mil toneladas de alimentos por dia. Disponível em: <http://www.akatu.org.br/Temas/Alimentos/Posts/America-Latina-desperdica-ate-348-mil-toneladas-de-alimentos-por-dia> Acesso em: 26 abr. 2016.
3. FAO/OMS BRASIL. Reduzir o desperdício de alimentos na América Latina e Caribe será chave para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Disponível em: <http://www.fao.org/brasil/noticias/detail-events/en/c/407781/> Acesso em: 26 abr. 2016.
Banco de Alimentos. Banco de alimentos – colheita pela vida. Disponível em: <http://www.bancodealimentos.org.br/conheca-banco-de-alimentos/> Acesso em: 26 abr. 2016.