BLOG

Estrategia em Alimento

Dietas devem se tornar sustentáveis, dizem FAO e Bioversity

Mais de 900 milhões de pessoas no mundo sofrem de fome, cerca de 1,5 bilhões estão com sobrepeso ou obesos, e aproximadamente dois milhões sofrem de má nutrição ou carência de micronutrientes, como vitamina A, ferro e iodo, observa Barbara Burlingame, Oficial Principal de Nutrição da FAO e da Divisão da Defesa do Consumidor. Em um livro publicado pela FAO e a Internacional Biodiversity, uma ação imediata é solicitada para promover dietas sustentáveis e biodiversidade de alimentos, com objetivo de melhorar a saúde dos seres humanos e do planeta.
O problema de alimentar a crescente população mundial até agora tem sido visto em grande parte em termos de fornecimento de quantidades suficientes de alimentos, o livro aponta. Mas o ritmo de perda de biodiversidade e a degradação dos ecossistemas, juntamente com problemas de saúde emergentes relacionados com a dieta, tornam-no urgente para tratar da qualidade dos sistemas agrícolas e alimentares. Dietas pobres estão ligadas a um aumento significativo em doenças não transmissíveis, como diabetes e doenças cardiovasculares em todo o mundo.
Atualmente apenas três principais culturas – milho, trigo e arroz – fornecem 60% da energia da dieta de origem vegetal a nível global, enquanto, que com o aumento da renda nas economias em desenvolvimento, números enormes de pessoas estão abandonando alimentos tradicionais de origem vegetal em favor de dietas ricas em carne, lacticínios, gorduras e açúcar. “Há uma necessidade urgente de mudar o paradigma da produção agrícola, o que nos obriga a ir além dos principais alimentos básicos e a olhar para as muitas centenas e milhares de plantas negligenciadas e subutilizadas e espécies animais, que significam a diferença entre um insustentável e uma dieta sustentável”, escreve Emile Frison, diretor-geral de Roma baseado no Bioversity Internacional.
Nossos sistemas de alimentos precisam passar por transformações radicais rumo a um uso mais eficiente dos recursos e maior eficiência e equidade no consumo de alimentos, diz Burlingame. “Dietas sustentáveis podem abranger o consumo de alimentos com menor utilização de carbono e água e promover o uso da biodiversidade alimentar, incluindo os alimentos tradicionais e locais, com suas muitas espécies e variedades nutricionalmente ricas”, acrescenta ela.

 

Referência bibiliográfica
Food and Agriculture Organization of the United Nations
Artigo: Diets must become sustainable say FAO and Biodiversity
Ano: Agosto/ 2012