O baixo consumo de frutas e hortaliças (FH) é um fator de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas em nível mundial, mas grande parte da população não consome as porções recomendadas diárias. Um relatório sobre alimentação, nutrição e prevenção de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), publicado pela World Health Organization / Food and Agricultural Organization of the United Nations (WHO/FAO), define metas para ingestão de nutrientes e recomenda o consumo de pelo menos 400g de frutas, legumes e verduras diariamente para prevenção de doenças.
Siegel et al. (2014) desenvolveram um estudo analisando dados globais da FAO sobre a produção agrícola e o tamanho da população para comparar o fornecimento de FH em 2009, com as necessidades da população global. Dessa forma, descobriram que em média, a oferta de FH cai para 22% menos do que a população precisa de acordo com as recomendações nutricionais. Essa proporção varia por nível de renda do país. Em países de baixa renda, como regiões da África (Eritreia, Chade, Burkina Faso, Moçambiquei e Etiópia) a escassez é maior que a oferta. Porém, em países no Mediterrâneo como a Grécia, a Turquia, o Egito, a Líbia, a Tunísia, a Itália e Portugal, a oferta desses alimentos são suficientes para atender as necessidades da população. Os autores analisaram o índice de desperdício de alimentos nas famílias, contabilizando um desperdício de 33% nas regiões de alta renda e 15% nos de baixa renda.
O crescimento da produção agrícola para a oferta global aumentará ligeiramente para 0,88 em 2050, com padrões semelhantes observados entre todos os níveis de renda do país. Por isso, a nutrição global e as comunidades agrícolas precisam encontrar maneiras inovadoras para aumentar a produção e o consumo de FH para atender as necessidades de saúde da população, principalmente em países de baixa renda.
Referências bibliográficos
1. Siegel et al. Do we produce enough fruits and vegetables to meet global health need? Plos one, 2014. 9:1-7.
2. World Health Organization. Food and Agricultural Organization of the United Nations. Expert Report on Diet, Nutrition and the Prevention of Chronic Diseases. Geneva: World Health Organization/Food and Agricultural Organization of the United Nations; 2003. WHO Technical Report Series 916.