De acordo com novo estudo realizado na Universidade de Alberta, no Canadá, e publicado na Revista Americana de Fisiologia, a alta ingestão de sódio pode levar a depleção de cálcio no organismo.
A pesquisa foi iniciada com o objetivo de descobrir se a absorção de sódio e de cálcio estão interligadas, e foi encontrada evidência biológica de que realmente há relação entre o equilíbrio destes micronutrientes.
Foi observado que a molécula NHE3 (sodium-hydrogen exchanger 3), além de ser responsável pela absorção de sódio no corpo, também possui papel na regulação dos níveis de cálcio. Assim, quando o corpo tenta excretar o excesso de sódio de uma dieta rica em sal, o cálcio também é eliminado pela urina.
A importância dessa descoberta se dá pelo fato de que o consumo de sódio pela população está cada vez mais alto. Dessa forma, existem cada vez mais perdas de cálcio pelo organismo, o que pode aumentar o risco de desenvolvimento de pedras no rim e de osteoporose.
De acordo com o condutor da pesquisa, Dr. Todd Alexander, os resultados observados no estudo reforçam o porquê da importância de manter uma dieta baixa em sódio e o porquê de diminuir o teor de sódio dos alimentos processados.
Referências bibliográficas
1. Pan W, Borovac J, Spicer Z, Hoenderop JG, Bindels RJ, Shull GE, Doschak MR, Cordat E, Alexander RT. The epithelial sodium/proton exchanger, NHE3, is necessary for renal and intestinal calcium (re)absorption. Am J Physiol Renal Physiol. 2012 Apr 15;302(8):F943-56.