BLOG

Estrategia em Alimento

Abordagem Alimentar Para Promoção da Saúde

O Academy of Nutrition and Dietetics, uma organização mundial de profissionais de alimentação e nutrição, publicou seu posicionamento quanto à forma de abordagem para uma alimentação saudável.
Nesta publicação, a academia afirma que abordar a dieta como um todo é mais importante do que classificar alimentos específicos como “bom” ou “ruim”, afinal, essa atitude não ensina o equilíbrio nas escolhas alimentares e pode promover hábitos não saudáveis. Os autores enfatizam a importância do equilíbrio de alimentos e bebidas dentro das necessidades nutricionais de um indivíduo. Assim, todos os alimentos podem ser incluídos em uma alimentação saudável, desde que consumidos com moderação, em proporção adequada e em conjunto à atividade física.
Os consumidores americanos relataram que estão comprando mais produtos integrais, com mais fibras, menos gordura, açúcar e sódio, e quase metade destes consumidores referiu que estava empenhada em seguir uma alimentação equilibrada e estilo de vida saudável. No entanto, mais de 2 em cada 3 adultos não come frutas ou legumes mais do que duas vezes por dia, que é o recomendado, e mais de um terço não pratica nenhuma atividade física.
As práticas alimentares são dinâmicas e influenciadas por inúmeros fatores: o gosto e as preferências alimentares, a preocupação com o corpo, a fisiologia, o tempo, a comodidade, o ambiente, a disponibilidade de alimentos, a economia, a mídia e o marketing, a segurança do produto, a cultura e crenças. Por isso, para aumentar a eficácia da promoção de escolhas alimentares saudáveis, os profissionais de alimentação e nutrição devem atuar de acordo com as teorias comportamentais e utilizar estratégias baseadas em evidências.
Exageros na divulgação de mensagens que rotulam alimentos como “bons” ou “ruins” podem resultar em rejeições categóricas provocadas pelos sentimentos negativos como culpa, ansiedade, desamparo e medo. Assim, é importante que as orientações nutricionais sejam focadas dentro de um contexto de estilo de vida saudável, que encoraje mudanças comportamentais positivas, respeitando as diferenças e preferências individuais.

 

Referências bibliográficas
1. Freeland-Graves JH, Nitzke S; Academy of Nutrition and Dietetics. Position of the academy of nutrition and dietetics: total diet approach to healthy eating. J Acad Nutr Diet. 2013 Feb;113(2):307-17.