O ferro é um mineral fundamental ao corpo, pois participa do transporte, do armazenamento e da liberação de oxigênio para as células, além de auxiliar na formação das células do sangue, relacionando-se diretamente com o fornecimento de energia para o corpo manter-se em atividade.
No entanto, grande parte da população brasileira, em torno de 21% das crianças e 29% das mulheres, não consome o ferro em quantidades adequadas, o que pode causar o aparecimento da conhecida “anemia ferropriva”.
A recomendação para o consumo de ferro para uma criança ou adolescente é de 8 a 15mg e para um adulto de 8 a 18mg de ferro por dia.
O ferro pode ser encontrado em alimentos de origem animal e vegetal, no entanto, o tipo de ferro (chamado de ferro heme) encontrado nas carnes – principalmente as vermelhas, as vísceras e os miúdos – apresenta melhor absorção e utilização pelo corpo.
Já os alimentos de origem vegetal como os feijões, a ervilha, a lentilha e o grão-de-bico também apresentam boa quantidade de ferro, porém, esse tipo não é bem absorvido pelo organismo, no entanto, o consumo concomitante com alimentos ricos em vitamina C (como as frutas cítricas) pode melhorar essa absorção.
Inclua diariamente alimentos ricos em ferro, um mineral essencial para a formação de energia e disposição.
Referências bibliográficas
1. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Coordenação-Geral da Política de Alimentação e Nutrição. Guia alimentar para a população brasileira: promovendo a alimentação saudável. Brasília: Ministério da Saúde, 2006.
2. Huskisson E, Maggini S, Ruf M. The role of vitamins and minerals in energy metabolism and well-being. The Journal of International Medical Research, 2007. 35:277-289.
Ministério da Saúde. Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde da Criança e da Mulher. 2006.