Probióticos são micro-organismos vivos que, quando administrados em quantidades adequadas, conferem benefícios à saúde do hospedeiro. As principais aplicações são realizadas em produtos lácteos, como leites fermentados e iogurtes. Podem ser adicionados como cultura única ou em conjunto com outras bactérias lácticas.
Os possíveis mecanismos de ação dos probióticos incluem interação direta com a microbiota intestinal, interação com o sistema imune da mucosa e sinalização imune em diversos órgãos e sistemas.
Os probióticos são amplamente utilizados na prevenção e tratamento de doenças, em distúrbios gastrointestinais, na regulação da microbiota intestinal, na inibição da carcinogênese, em distúrbios do metabolismo gastrintestinal e possuem efeito benéfico nas alterações imunológicas, no metabolismo de sais biliares e na atividade enzimática, além de aumentar a reposição de enterócitos.
Atualmente, as principais bactérias utilizadas pertencem aos gêneros Lactobacillus, Streptococcus, Bifidobacterium e Lactococcus.
Referências bibliográficas
1. ÁLVAREZ CATALAYUD, Guilhermo; AZPIROZ, Fernando. Empleo de probióticos y prebióticos en atención primaria. Nutr Hosp., v. 31, supl. 1, p.59-63, 2015.
2. COCO, Valeria F. del. Los microorganismos desde una perspectiva de los beneficios para la salud. Rev Argent Microbiol., n. 47, v. 3, p.171-173, 2015.