BLOG

Estrategia em Alimento

2016: O ANO INTERNACIONAL DAS LEGUMINOSAS

Leguminosas são plantas que dão seus grãos em vagem, como por exemplo, os feijões, lentilhas, grão de bico, ervilhas e favas. Incentivar seu consumo é importante, pois elas necessitam de menos fertilizantes que outros cultivos, apresentam baixo impacto ambiental – tanto em emissões de carbono como no aproveitamento de água – e são fontes de proteínas e outros nutrientes, como ferro, fósforo e fibras.
Pensando nisso, visando aumentar a consciência sobre os benefícios nutricionais das leguminosas e considerando estes grãos como parte da produção sustentável de alimentos, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO-OMS) declarou 2016 como sendo o Ano Internacional das Leguminosas. A intenção é criar intercâmbios entre os países e promover a troca de experiências que possam induzir o aumento da produção e consumo a nível mundial, aprimorando sua cadeia de produção.
Espera-se que a ação possa melhorar a produtividade em regiões de insegurança alimentar, reduzir o desperdício, o armazenamento indevido, o uso indiscriminado de pesticidas e envolver indústrias para desenvolvimento de produtos com base nas leguminosas e seus importantes nutrientes.
Portanto, colocar as leguminosas em destaque é uma maneira de evidenciar sua importância para a segurança alimentar e nutricional, além de ser um estímulo para uma alimentação nutritiva e diversificada devido à grande variedade e versatilidade de leguminosas existentes.
Referências bibliográficas
1. FAO-OMS Brasil. Escritório descentralizado da FAO para região sul inicia planejamento das atividades do AIL. Disponível em: <http://www.fao.org/brasil/noticias/detail-events/pt/c/396553/>. Acesso em: 27 abr. 2016.
2. PEA-UNESCO. Ano Internacional das Leguminosas – 2016. Disponível em: <http://www.peaunesco.com.br/Ano2016/Ano%20Internacional%20das%20Leguminosas%20-%202016/1.%20Documento%20Norteador%20-%20Ano%20Intenacional%20das%20Leguminosas-%202016.docx>. Acesso em: 27 abr. 2016.