BLOG

Refeições veganas nas olimpíadas de 2016

Segundo um levantamento da SVB (Sociedade Vegetariana Brasileira), 24% das refeições de atletas e visitantes durante os Jogos Olímpicos do Rio, que serão realizados entre 5 e 21 de agosto, serão estritamente vegetarianas.
Atualmente existem muitos atletas veganos, de diferentes áreas esportivas: o fisiculturista Frank Medrano, referência mundial em Calistenia; a maratonista Fiona Oakes, que também é responsável por um santuário animal; a tenista Venus Williams, vencedora de mais de 40 títulos e medalha de ouro em três Olimpíadas; e o jogador argentino Sergio Agüer, atacante do Manchester City.
A SVB e o COB (Comitê Olímpico Brasileiro) colocaram ao menos uma opção vegana para toda refeição oferecida às delegações. Além de ofertar opções para vegetarianos, a oferta de preparações sem ingredientes de origem animal atende outras dietas, como pessoas com intolerancia à lactose (mais de 50% da população sul-americana); portadores de alergias alimentares (a ovos, frutos do mar, peixes e leite); Judeus (refeições vegetarianas estritas também são Kosher), Hindús (15% da população mundial) e Adventistas (mais de 2 milhões de pessoas na América do Sul).
A oferta de refeições vegetarianas nos jogos reflete os princípios de sustentabilidade promovidos pelo evento. “A substituição de alimentos de origem animal por alternativas vegetais tem contribuição decisiva na preservação de recursos naturais e mitigação das principais crises ambientais atuais”, diz Cynthia, coordenadora do Departamento de Meio Ambiente da SVB. Segundo ela, mais de 75% das terras agrícolas do planeta são usadas para pastagem ou produção de ração. No Brasil, para cada R$ 1 milhão da receita da pecuária bovina, são gerados R$ 22 milhões de prejuízos com impactos ambientais.

 

Referências bibliográficas
1. Chaves F. Refeições veganas farão parte do cardápio de atletas e delegações nos Jogos Olímpicos 2016. Vista-se, 2016. Disponível em: https://vista-se.com.br/refeicoes-veganas-farao-parte-do-cardapio-de-atletas-e-delegacoes-nos-jogos-olimpicos-2016/ . Acesso em: 6 de maio de 2016.
2. Gonzaga Y. Uma a cada quatro refeições da Olimpíada será vegana, diz Sociedade Vegetariana Brasileira. Folha de S. Paulo, 2016. Disponível em: http://veg.blogfolha.uol.com.br/2016/04/28/uma-a-cada-quatro-refeicoes-da-olimpiada-sera-vegana-diz-sociedade-vegetariana-brasileira/. Acesso em: 6 de maio de 2016.