O Selo de Identificação da Participação da Agricultura Familiar (SIPAF) foi criado em 2009 pelo Governo Federal para estampar as embalagens dos produtos da agricultura familiar. O selo oferece visibilidade a empresas que promovem a inclusão econômica e social de 110 mil agricultores familiares no Brasil. O selo reforça a importância do alimento produzido pela agricultura familiar, já que comprova a origem do produto e, assim, sinaliza que a produção atual sobre os pilares social, ambiental e econômico.
Os interessados em adquirir o selo devem estar com a documentação regularizada e os produtos precisam seguir as exigências legais de comercialização e produção. A Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário é responsável por recolher os documentos e aprovar a obtenção do Sipaf.
Agricultores dos 26 estados do Brasil utilizam o selo, sendo o Rio Grande do Sul, o Paraná e São Paulo os com maior número de produtores inscritos. E ainda, 4500 produtos de diversos tipos tem o selo como pães, arroz, feijão, hortaliças, pimenta, polpa de frutas, doces, queijo, iogurte, ovos, farinhas, geleia, sucos, espumantes e outros.
Referências bibliográficas:
1. Conselho Federal de Nutricionistas. Selo identifica produtos da agricultura familiar, 2016.