BLOG

Nobel de gastronomia

O Centro Basco de Culinária (BCC – San Sebastián – Espanha), núcleo de estudos em gastronomia que visa o ensino superior, a investigação, a inovação e a promoção da gastronomia e da comida, criou o Basque Culinary World Prize, chamado pela comunidade mundial de “Nobel da Gastronomia”. A premiação será concedida anualmente para chefs com iniciativas transformadoras, que gerem impactos que vão além das paredes da cozinha e com poder de influenciar a sociedade (cultura, economia, sustentabilidade).
No último dia 11 (11 de julho de 2016) foi eleita a vencedora entre todos os brilhantes projetos finalistas: a venezuelana Maria Fernanda Di Giacobbe. Criadora do “Cacao de Origen”, Di Giacobbe, promove uma rede de educação, empreendedorismo e desenvolvimento em comunidades agrícolas. A organização se empenha, acima de tudo, em gerar oportunidades para mulheres economicamente vulneráveis e as transforma em empresárias no ramo do chocolate. Através de oficinas de confeitaria o projeto já formou mais de 8500 profissionais; em conjunto com a Universidade Simón Bolivar já qualificou cerca de 1500 pessoas em “Gestão da Indústria do Cacau”. Mais de 18 comunidades que vivem do cacau e cerca de 60 produtores já aderiram ao “Cacau de Origen”.
O diretor do BCC, Joxe Mari Aizega, fala sobre o poder transformador da cozinha em entrevista à mídia brasileira: “Cozinhar não é um fim em si próprio, mas um caminho para alcançar coisas mais importantes. Tem um poder real de transformar a sociedade, porque engloba tudo: educação, ambiente, empreendedorismo, identidade cultural, agricultura, comércio. Por muito tempo, esse poder não foi compreendido. Hoje, finalmente, ele é.”

 

Referências bibliográficas:
1. Globo Comunicações e Participações S.A. Disponível em: http://g1.globo.com/educacao/noticia/2016/06/comida-boa-e-de-impacto-universidade-cria-nobel-da-gastronomia.html. Acesso em: 29 de junho de 2016.
2. Kakao Venezuela. Disponível em: http://kakaovenezuela.com/cacaodeorigen/. Acesso em: 15 de julho de 2016.
3. Basque Culinary Center. Disponível em: http://www.basqueculinaryworldprize.com/es/. Acesso em 15 de julho de 2016.