BLOG

Estrategia em Alimento

FRUTAS, VERDURAS E LEGUMES PARECEM AUMENTAR A SENSAÇÃO DE FELICIDADE

Com o objetivo de explorar as alterações psicológicas que ocorrem depois do consumo de frutas, verduras e legumes (FLV), pesquisadores analisaram as respostas de 12.385 adultos australianos através de um questionário aplicado em 2007, 2009 e 2013. Os autores do estudo ajustaram o impacto de mudanças que podem ter influenciado a sensação de felicidade como o aumento de renda.
Os resultados encontrados neste estudo publicado na revista científica American Journal of Public Health mostram que o maior consumo de FLV está relacionado com a sensação de felicidade, satisfação e bem-estar. Inclusive, a ingestão de 8 porções diárias destes alimentos teve o mesmo impacto na sensação de satisfação quando comparada a sensação de um desempregado ao encontrar um emprego novo.
O estudo conclui que políticas públicas podem utilizar tais dados como estratégia para incentivar o consumo de frutas, verduras e legumes, afinal, outros benefícios consolidados em relação ao consumo regular destes alimentos são a longo prazo, como a proteção cardiovascular e o aparecimento de doenças como o câncer, já a melhora da sensação de bem-estar é um benefício que pode ser percebido a curto prazo, tornando-se um grande incentivador da ingestão desses alimentos.
Os pesquisadores também afirmam que mais estudos são necessários para entender a causalidade desta relação, eles citam que pode estar relacionado aos efeitos sobre a produção de hormônios e microbiota, além da presença de antioxidantes.

 

Referências bibliográficas:
1. Mujcic RJ, Oswald A. Evolution of Well-Being and Happiness After Increases in Consumption of Fruit and Vegetables. Am J Public Health. 2016 Aug;106(8):1504-10.