BLOG

ATLETAS VEGETARIANOS X ALIMENTAÇÃO

De acordo com a American Dietetic Association (ADA), dietas vegetarianas são nutricionalmente adequadas em todos os estágios da vida, inclusive para atletas, e estão associadas a inúmeros benefícios à saúde, como menor risco de doenças cardiovasculares, menores níveis de LDL e colesterol, menor pressão arterial, menor Índice de Massa Corporal (IMC) e menores taxas de câncer e diabetes tipo 2.
Atualmente, atletas veganos, como o corredor Carl Lewis, a patinadora Meagan Duhamel, o jogador de beisebol Patrick Neshek, o triatleta Brendan Brazier, a maratonista Fiona Oakes e o fisiculturista Patrik Baboumian, evidenciam ser possível alcançar uma ótima performance sem consumir produtos de origem animal, no entanto, a exclusão desses alimentos por si não define os benefícios que sustentam o bom desempenho dos atletas. Os fatores que conferem esses benefícios são o aumento do consumo de alimentos integrais, associado aos benefícios nutricionais das fibras, antioxidantes, vitaminas, minerais e compostos bioativos, amplamente disponíveis nos vegetais.
Ainda, atletas de alta performance demonstram moderada supressão da função imune induzida pelo exercício. O excesso de ingestão de gordura e más escolhas alimentares podem exacerbar essa imunossupressão. A ingestão adequada de micronutrientes e compostos, como ácido fólico, carotenoides, antioxidantes e fitoquímicos e a redução da ingestão de gorduras saturadas podem atenuar o estresse oxidativo induzido pelo exercício em atletas. Neste sentido, a dieta vegetariana pode auxiliar na diminuição desses impactos e, consequentemente, ajudar o atleta a manter sua performance.
Para maximizar o desempenho, a recuperação, a resistência física e a imunidade, é importante que o atleta vegetariano realize refeições variadas, incluindo feijões, verduras, sementes, nozes, grãos integrais e outros vegetais coloridos, além de adequar o seu plano alimentar com um profissional especializado e manter os exames clínicos em dia!

 

Referências bibliográficas:
1. Barr SI, Rideout CA. Nutritional considerations for vegetarian athletes. Nutrition. 2004 Jul-Aug;20(7-8):696-703.
2. Fuhrman J, Ferreri DM. Fueling the vegetarian (vegan) athlete. Curr Sports Med Rep. 2010 Jul-Aug;9(4):233-41.
3. GREEN ME. Os 10 melhores atletas veganos do mundo. Disponível em: <https://www.greenme.com.br/viver/esporte-e-tempo-livre/221-os-10-melhores-atletas-veganos-do-mundo>.