BLOG

O SOBREPESO ATINGE QUASE METADE DAS CRIANÇAS PAULISTANAS

Segundo o The Infant and Kids Study (IKS), estudo realizado pelo IBOPE com crianças de até 12 anos de idade e residentes na região metropolitana de São Paulo, 46% da população estudada apresenta excesso de peso. Resultados muito preocupantes que apresentam entre outras causas, o sedentarismo e a má alimentação entre as crianças.
O estudo revelou que cerca de 52% das crianças não pratica atividade física e que 75% passam mais de 4 horas por dia em frente à aparelhos eletrônicos, com destaque para a televisão, o computador e o videogame.
Ainda, em relação a alimentação, 33% das crianças pesquisadas, com idade entre 4 e 12 anos, parecem consumir maior quantidade de gorduras do que a recomendação diária, além de ingerir micronutrientes como o cálcio, o ferro e as vitaminas A, C, E e D abaixo do recomendado em 62% das crianças nessa faixa etária, sendo que o percentual torna-se ainda maior (84%) na faixa etária entre 9 e 12 anos.
Na pesquisa IKS, as crianças não incluíam alimentos fontes de fibras no café da manhã: apenas 2,3% comiam frutas, dando preferência a pão, manteiga e lácteos, e, embora 65% das crianças de 9 a 12 anos bebam leite, o consumo ainda está abaixo do recomendado.
Os resultados da pesquisa confirmam a tendência apontada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) de que até 2025 a obesidade e o sobrepeso infantil deverão atingir aproximadamente 75 milhões de crianças em todo o mundo.

 

Referências bibliográficas:
1. Veja. Alerta: uma em cada duas crianças está acima do peso em SP. Disponível em: http://veja.abril.com.br/saude/alerta-uma-em-cada-duas-criancas-esta-acima-do-peso-em-sp/