Bebidas vegetais (mais popularmente conhecidas como “leites” vegetais) são feitas a partir de grãos, sementes, oleaginosas ou leguminosas como arroz, soja, castanhas, amêndoas, aveia, quinua, entre outros. O nome “leite” vegetal, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), não é apropriado às bebidas vegetais, pois a denominação “leite” deve ser utilizada exclusivamente para o produto extraído integralmente de um animal (vaca, cabra, búfala ou ovelha).
Atualmente, as bebidas vegetais são bastante utilizadas por vegetarianos, veganos e por pessoas que apresentam intolerância ou alergia à proteína do leite de vaca ou intolerância a lactose. Segundo pesquisa realizada por uma empresa de envase e embalagens de alimentos e bebidas, o mercado mundial de bebidas à base de vegetais está em ascensão e estima-se que até 2018 cresça aproximadamente 15% ao ano.
As bebidas vegetais estão em alta, mas, é importante frisar, que tais bebidas não substituem nutricionalmente todas as propriedades do leite (os perfis nutricionais são bastante diferentes). Os consumidores devem ficar atentos ao aporte de cálcio e às proteínas de alto valor biológico, por exemplo, naturalmente presentes no leite.
Na cozinha, as bebidas vegetais vêm ganhando espaço e sendo cada vez mais exploradas. Atualmente, pode-se encontrar diversidade de bebidas vegetais no mercado e também há a possibilidade de fazer em casa. Essas bebidas são novas opções para incluir ao cardápio, variar; algumas formas consumo são: com frutas picadas e cereais ou café preto, em receitas doces e salgadas, podem também ser batidas com frutas (vitamina).
Abaixo, como fazer bebida vegetal caseira!
SUCO DE MARACUJÁ E HORTELÃ COM BEBIDA DE NOZES
Rendimento: 5 porções
Tempo de preparo: 8 horas e 20 minutos (tempo de molho das leguminosas)
Ingredientes
1 ½ xícara (chá) de nozes
Água para molho + 6 xícaras (chá) de água gelada
Polpa de 2 maracujás
Folhas de hortelã a gosto
Modo de preparo
– Em um recipiente, coloque as nozes e cubra-as com água. Deixe as nozes de molho por, aproximadamente, 8 horas, escorra e enxágue em água corrente;
– Bata as nozes com a água gelada e coe com um pano limpo descartável (reserve o conteúdo do pano para outra preparação – dica abaixo), extraindo a bebida de nozes;
– No liquidificador, bata a bebida de nozes com as polpas dos maracujás e as folhas de hortelã. Sirva gelado.
Dica: tempere o resto das nozes (conteúdo do pano) com azeite, sal e ervas de sua preferência e utilize como dip para torradas, pães ou outros aperitivos.
Referências Bibliográficas:
Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução. Alimentos e Bebidas Preparados com Vegetais. Disponível em: http://www.anvisa.gov.br/alimentos/legis/especifica/regutec.htm Acesso em 11 de janeiro de 2017.
SIG Combibloc. Cresce demanda por produtos vegetais alternativos ao leite. Disponível em: http://www.magazine.sig.biz/uploads/tx_szebook/SIG_Combibloc_Magazine_2015_01_pt_01.pdf. Acesso em: 13 de janeiro de 2017.
Sociedade Vegetariana Brasileira. Leites de queijos veganos. Sociedade Vegetariana Brasileira: Maio, 2014.