BLOG

Estrategia em Alimento

Observatório do direito à alimentação e à nutrição

Recentemente foi lançado o “Observatório do direito à alimentação e à nutrição 2016”, com o título “Manter as sementes nas mãos dos povos”. A publicação – iniciada em 2008 – monitora as políticas, processos e questões relacionadas ao direito à alimentação e à nutrição adequadas em níveis global, regional, nacional e local, contribuindo para a visibilidade das questões sociais e das lutas dos povos pelo tema.
A publicação desse ano está dividida em duas partes, a primeira explora temas relacionados às sementes, biodiversidade agrícola, o direito à alimentação e à nutrição e seus principais avanços e desenvolvimentos. A segunda parte do documento traz os relatórios nacionais e regionais relacionados aos avanços nestes locais, organizada por regiões geográficas.
O observatório também alerta para o crescimento da destruição da biodiversidade agrícola, muitas vezes impulsionada pelas empresas transnacionais, com apoio dos Estados, levando a processos de degradação ambiental, alterações climáticas e perda de biodiversidade, e gerando violência, conflitos, despejos e deslocamentos àqueles que defendem suas terras, florestas e rios contra indústrias destrutivas.
A leitura leva apoio às lutas da sociedade civil e dos movimentos sociais em todos os continentes, por um mundo no qual o direito à alimentação e à nutrição seja uma realidade para todos.

 

Referências bibliográficas:
1- Observatório do direito à alimentação e à nutrição. Manter as sementes nas mãos dos povos. 2016. 96 p. Disponível em: http://www.righttofoodandnutrition.org/sites/www.righttofoodandnutrition.org/files/R_t_F_a_N_Watch_2016_PORT_WEB.pdf
2- FIAN Brasil. Observatório do Direito à Alimentação e à Nutrição 2016 disponível para download. 2016. Disponível em: http://fianbrasil.org.br/observatorio-do-direito-a-alimentacao-e-a-nutricao-2016-disponivel-para-download/