A National Restaurant Association (EUA) ouviu mais de 1300 profissionais da cozinha sobre os alimentos, bebidas e temas culinários que serão “quentes” nos menus de restaurantes (e que vão estar na boca do povo) em 2017.
Dentre as TOP 5 Food Trends apareceram: novos cortes de carne; pratos inspirados em comidas de rua; pratos saudáveis para crianças; charcutaria artesanal e peixes e frutos do mar produzidos de maneira sustentável. Temas étnicos, grãos e itens artesanais de forma geral continuam figurando entre as TOP 20 Food Trends (comparação com o documento organizado pela mesma associação em 2015-2016).
Além das tendências gerais, o relatório detalha muitas categorias e, entre as mais relevantes, está o ranking de conceitos, que muito pode dizer sobre o futuro do jeito de pensar e preparar o alimento; os líderes na categoria conceito são:
Fontes locais – utilização de itens locais em todo o menu, também chamado de Hyper-local sourcing;
Menu casual – conceito em oposição ao processo de gourmetização, bastante discutido e colocado em cheque em 2016;
Ingredientes naturais e clean menus – talvez um dos temas mais relevantes dos últimos anos quando o assunto é alimentação, não só em restaurantes, mas também em outras esferas (desde órgãos de saúde, até indústria de alimentos e opinião pública);
Sustentabilidade – a preocupação com o ambiente já chegou sim na cozinha e, pelo visto, veio para ficar.
Um dos membros da associação responsável pelo relatório, Hudson Riehle, reitera a força da categoria conceito: “As tendências atuais para os menus estão se deslocando do foco em ingredientes para o foco no conceito, espelhando como os consumidores tendem a adaptar suas atividades e escolhas às suas filosofias de estilo de vida”.
Veja mais dados da pesquisa em: http://www.restaurant.org/Downloads/PDFs/News-Research/WhatsHot/What-s-Hot-2017-FINAL
Referências bibliográficas:
1. National Restaurant Association. Disponível em: http://www.restaurant.org/Downloads/PDFs/News-Research/WhatsHot/What-s-Hot-2017-FINAL. Acesso em 19 de dezembro de 2016.