BLOG

AS PREVISÕES DOS HOT CHEFS PARA 2017

No final do mês de janeiro (25/01/2017) a CNN publicou as previsões para a cozinha em 2017 pela cabeça de vários de chefs renomados ao redor do mundo. Algumas das principais tendências levantadas foram: a ascensão do lado social da cozinha, maior acessibilidade, a volta do simples e mais tradição. Parece que os chefs estão engajados em causas que nem sempre passaram pela cozinha, vale a pena conferir e ficar de olho!
– Massimo Bottura (Osteria Francescana, Itália), ganhador do prêmio de melhor restaurante do mundo em 2016 (World´s 50 Best Restaurant Awards), acredita que o ano é da cozinha social. Bottura afirma: “…não será somente sobre um ingrediente, mas sobre uma atitude. ” Ainda acrescenta que os chefs migrarão de celebridades a líderes em suas comunidades, tornando a comida acessível para mais pessoas.
– Namae Shinobu (L’Effervescence, Japão) aposta na ascensão do jantar casual, da comida de rua por chefs estrelados, formatos mais descontraídos e menos custosos.
– Ben Shewry (Attica, Austrália) cita a tão falada sustentabilidade como tendência nas cozinhas em 2017. O chef acredita que cada vez mais profissionais que lidam diretamente com o alimento pensarão sobre o impacto ambiental que sua comida pode provocar, positiva ou negativamente.
– Gaggan Anand (Gaggan, Tailândia) quer mais “pão com manteiga” em 2017. Anand aposta em uma volta aos básicos, na comfort food. “Os clientes estão cansados de gelatinas e espumas…”, afirma o chef.
– Dan Barber (Blue Hill, EUA), famoso pelo conceito da terra à mesa, prevê que mudanças na criação de animais levarão à produção de carnes divinas; quer e aposta em animais criados “soltos” e amamentados por suas mães como indicadores de qualidade para carnes.
– Virgilio Martinez (Central, Peru) enxerga em 2017 o simples e o genuíno como sinônimos de qualidade; a tradição e cultura de um povo ou país transmitidos através de um prato (ou mordida) é o que buscarão os clientes. O chef cita como exemplos: um cordeiro assado na patagônia, frutas típicas na Amazônia ou um grande prato de batatas nos Andes.
– Paul Pairet (Ultraviolet, China) aposta para 2017 em comida de camponeses para todos. Segundo Pairet veremos o estilo caseiro e rústico, o conceito da terra à mesa, animais inteiros preparados em fogo alto (à vista) – “glamorosas miudezas e estranhezas esquecidas” (palavras do chef).

A matéria na íntegra está disponível em: http://edition.cnn.com/2017/01/25/travel/food-trends-2017/ e, além dos citados acima, traz previsões de outros chefs.

 

Referências Bibliográficas:
CNN. The hottest food trends for 2017 from the hottest chefs. Disponível em: http://edition.cnn.com/2017/01/25/travel/food-trends-2017/. Acesso em: 03 de fevereiro de 2017.