BLOG

Estrategia em Alimento

Pesquisa dá origem ao primeiro mapa de pequenos produtores

Apesar do aumento da conscientização sobre a importância das pequenas propriedades e dos agricultores familiares para a alimentação do planeta, são raras as informações sobre a localização e o tamanho das propriedades, o que dificulta o acesso, a atenção e a evolução desse sistema.
No entanto, um estudo conduzido por pesquisadores do Instituto do Ambiente da Universidade de Minnesota tem como objetivo preencher esta lacuna de conhecimento, utilizando dados de moradia do census populacional disponibilizado no Centro Populacional de Minnesota para identificar e mapear pequenas propriedades rurais de países em desenvolvimento, informações que poderão ser usadas para guiar investimentos e priorizar políticas para o desenvolvimento da agricultura, segurança alimentar e uso sustentável da terra.
O estudo identifica mais de 900 lugares em 83 países na Ásia, África Subsaariana e América Latina onde foram encontrados menos de 5 hectares de áreas agricultáveis por moradia rural. Esses lugares são prováveis habitações de uma grande concentração de pequenas propriedades que são cultivadas por mais de 380 milhões de indivíduos. Estas zonas produzem mais de 3/4 de todo o arroz e o óleo de palma consumidos no mundo, e mais da metade das calorias alimentares do planeta, além de converterem mais de 70% delas diretamente para o consumo humano de alimentos.
De acordo com a principal autora do estudo, Leah Samberg, “Este mapa é um primeiro passo na direção de um melhor entendimento de onde e como pequenas propriedades rurais podem ser sustentáveis tanto para o meio ambiente quanto para geração de renda”.

 

Figura mapa pequenos produtores

 

Referências Bibliográficas
1. University of Minnesota. IonE researchers produce first-ever map of farming households across world. Disponível em: http://twin-cities.umn.edu/news-events/ione-researchers-produce-first-ever-map-farming-households-across-world
2. Samberg LH et al. Subnational distribution of average farm size and smallholder contributions to global food production. Environmental Research Letters, 2016; 11(12).