BLOG

EVIDÊNCIAS SOBRE A LEUCINA

A leucina é um dos aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA) e é reconhecida como o aminoácido que mais estimula a produção de proteína nos músculos. Isto ocorre devido à sua ação sinalizadora, já que ao se ligar a proteína Sestrin 2, ativa a proteína RAG que desencadeia reações que estimulam mTORC1 (complexo proteico), responsável por ativar a síntese proteica muscular:

 

leucina

Fonte: Wolfson et al, 2016.

 
Uma revisão bibliográfica publicada neste ano no periódico The Journal of Nutrition, teve como objetivo verificar as evidências da suplementação de proteínas e aminoácidos na formação muscular, as quais foram publicadas entre os anos 2010 e 2015 e feitas com homens e mulheres por, ao menos, 4 semanas de treinamento que receberam suplementação ou placebo. Os pesquisadores americanos da Universidade do Texas Medical Branch analisaram o turnover proteico depois de exercícios de resistência, em relação ao consumo de proteínas e aminoácidos. O que foi visto como destaque para a síntese muscular é que o teor de leucina presente na refeição após os treinos tem relação direta com a síntese proteica muscular. Estudos mostram que 1,8 a 2g desse aminoácido seria suficiente para ativar o gatilho da síntese muscular após o exercício – mesmo em casos de proteína total baixa. A revisão também verificou que, independente do consumo de outros aminoácidos, da proteína total e da fonte de proteína, um dos fatores mais relevante para a síntese proteica muscular após exercícios de resistência é suprir as necessidades de leucina.
Concluiu-se também que as primeiras horas após a atividade física são o principal momento para reposição proteica, e a quantidade média eficaz para tal é de 20 a 30 gramas de proteínas (com 8 a 15 gramas de aminoácidos essenciais, como a leucina).

 

Referências bibliográficas:
I. Phillips SM. The impact of protein quality on the promotion of resistance exercise-induced changes in muscle mass. Nutr Metab (Lond). 2016 Sep 29;13:64.
II. Reidy PT, Rasmussen BB. Role of Ingested Amino Acids and Protein in the Promotion of Resistance Exercise-Induced Muscle Protein Anabolism. J Nutr. 2016 Feb;146(2):155-83.
III. Wolfson RL et al. Sestrin2 is a leucine sensor for the mTORC1 pathway. Science. 2016 Jan 1; 351(6268): 43–48.