BLOG

Relação entre o consumo de probióticos no inicio da vida e o surgimento de doenças alérgicas

Um estudo publicado na revista Pediatrics procurou estabelecer a relação entre o surgimento de doenças alérgicas (tópicas, asma e bronquite) e o consumo de probióticos pelas mães durante a gestação e nos primeiros anos de vida da criança. Para isso, foi realizada a análise de 25 artigos científicos que tratavam sobre o assunto.
Sabe-se que nas ultimas décadas, a prevalência de doenças alérgicas tem aumentado, chegando a afetar cerca de 20% de toda a população. Uma das hipóteses que poderiam justificar esse aumento, seria a menor exposição das novas gerações a micro-organismos, fundamentais ao desenvolvimento do sistema imune nato.
Os probióticos são considerados micro-organismos que, se consumidos em quantidades adequadas, podem trazer benefícios à saúde do hospedeiro, ajudando principalmente a microbiota intestinal, que é responsável por grande parte da produção de linfócitos envolvidos na defesa do organismo. Desta forma, acredita-se que, além dos benefícios gerais de seu consumo, sua presença pode suprimir as reações alérgicas.
Com a análise dos estudos, percebeu-se que a presença dos probióticos exerceu um efeito redutor do risco de desenvolvimento de alergias tópicas, quando administrados durante o pré-natal e nos primeiros meses de vida, os mais utilizados nos testes com este resultado foram os Lactobacillus GG e uma mistura de probióticos, os quais não foram especificados. Já sua utilização somente após o nascimento não trouxe resultados significantes.
Outro fator interessante é que, apesar de reduzir as doenças alérgicas, não foram constatados os mesmos resultados no caso da asma e da bronquite, não sendo observadas grandes diferenças em sua ocorrência, baseadas no tempo de administração e cepas específicas como nos outros casos.
Desta forma, os resultados confirmam a hipótese da higiene excessiva, visto que, segundo os autores, justamente essa exposição aos micro-organismos pode ter sido responsável pela maior resposta imune e pelo desenvolvimento saudável das células do intestino, responsável pela defesa do organismo.
Os autores concluem que a administração de probióticos no inicio da vida (desde o período pré-natal, através da alimentação da mãe), podem reduzir a atividade inflamatória e assim proteger contra doenças alérgicas, sendo que, as cepas utilizadas podem diferenciar esses resultados no organismo, havendo a necessidade de estudos mais meticulosos com foco em cepas específicas para definir com clareza sua influência no surgimento dessas doenças.

 

Referência bibliográfica:
1. Elazab N, Mendy A, Gasana J, Vieira ER, Quizon A, Forno E. Probiotic administration in early life, atopy, and asthma: a meta-analysis of clinical trials. Pediatrics. 2013 Sep;132(3):e666-76.