BLOG

Cálcio: evitando a pressão alta na gestação

A gestação é um dos períodos de destaque no ciclo de vida de uma mulher, não apenas pela nova fase que se inicia, mas devido a todos os cuidados que exigem este momento, tanto para com a saúde da gestante, quanto com a do bebê que está sendo gerado. As mudanças fisiológicas que ocorrem na mulher tornam-se foco de pesquisa quanto às disfunções metabólicas que a mesma pode vir a apresentar, destacando-se aqui a hipertensão gestacional, que atualmente é classificada como a segunda mais proeminente desordem gestacional.
Uma recente revisão publicada na Paediatric and Perinatal Epidemiology revela os efeitos positivos da suplementação de cálcio durante a gestação, como um fator preventivo no desenvolvimento de hipertensão. Além disso, a revisão aponta que a suplementação de cálcio pode também reduzir os riscos de nascimentos pré-termos e atua como um coadjuvante no aumento de peso do bebê até o nascimento.
Um total de 15 estudos foi cautelosamente selecionado, dentre os quais a quantidade de suplementação de cálcio variou de 500 mg a 2 g/dia. Uma subanálise dos resultados apresentados por cada um dos artigos revelou que a suplementação de cálcio tem efeito proeminente sobre a prevenção de hipertensão gestacional quando utilizadas doses de 2 g de cálcio ao dia, principalmente no caso de grupos cuja ingestão de cálcio estava abaixo das recomendações.
Analisou-se, ainda, o efeito da suplementação de cálcio sobre os valores de peso ao nascer. Comparando-se os grupos controles com os grupos que sofreram a intervenção da suplementação de cálcio, a revisão destaca um ganho extra de peso pelos bebês de 85 g. Destaca-se, portanto, que o aumento do peso ao nascer logo está intrinsecamente relacionado à redução dos riscos de desenvolvimento de hipertensão gestacional, o que beneficia o desenvolvimento intrauterino e reduz, inclusive, os riscos de nascimentos pré-termos.
Desta forma, fica mais uma vez evidente que cuidados fazem-se necessários para com o período gestacional, ressaltando-se aqui a atenção no aumento das necessidades da ingestão de cálcio como um fator de prevenção de desenvolvimento de hipertensão gestacional. Por fim, elucida-se ainda a evidência de que os cuidados na gestação não se limitam à gestante, mas se estendem ao bebê, o faz valer a pena toda a atenção cedida a esta fase.

 

Referência bibliográfica
1. Aamer I, Bhutta ZA. Effects of Calcium Supplementation During Pregnancy on Maternal, Fetal and Birth Outcomes. Paediatric and Perinatal Epidemiology. 2012;26(1):138-152.