Pesquisa realizada pela Google no ano de 2016 mostra que definitivamente a culinária está na vida das pessoas – e ela vai além das paredes da cozinha, está no trabalho, nos momentos de lazer, nas histórias de cada um. A pesquisa, chamada “Youtube Insights”, foi baseada em dados de acessos de brasileiros ao famoso site e revela dados e insights sobre a cozinha e o cozinhar na vida das pessoas.
A culinária superou o simples ato de cozinhar e tornou-se, hoje, um meio de expressão. O conhecimento relativamente maior das pessoas sobre a cozinha permite que cada um coloque ali seu toque de chef; as receitas não são mais seguidas à risca. Segundo o estudo, 36 milhões de pessoas estão interessadas por cooking no digital, sendo 51% desse público do sexo masculino – o lugar de todos é na cozinha!
“A culinária não é só mais aquele arroz com feijão. Nas receitas nossas de cada dia entraram novos ingredientes: fotografia, design, física, viagem, personalidades e lifestyle. ” (Google Inc., 2016). Cozinha não é mais só lugar de profissional, mas de qualquer um que esteja interessado em aprender e se aventurar; e tem receitas para todos os gostos – no Youtube fazem sucesso reproduções de receitas famosas em redes de restaurantes; dicas para tornar o gourmet acessível e por que não se aprofundar no mundo da “cozinha fitness”? O interesse “receitas fit”, aumentou 114% em 2016!
42 milhões é a média de visualizações que canais de culinária superam por mês! E quem assiste não é só quem gosta de colocar a mão na massa, mesmo quem não cozinha tem os vídeos de culinária como parte de sua rotina, para não ficar de fora.
Canais que trazem informações sobre ingredientes, orgânicos, procedência, leitura de rótulos e embalagens são também sucessos consagrados! De acordo com a pesquisa, 84% dos brasileiros querem transparência sobre e a origem e produção dos alimentos.
E cozinhar é uma delícia! Tem muito espaço para criar e crescer – 59% do público que consome conteúdo de cooking no Youtube acha que cozinhar é um prazer. Seja para uma ocasião especial, receber amigos, para “matar o tempo”, para o dia-a-dia, o brasileiro está tomando cada vez mais gosto pela cozinha.
Referência Bibliográfica :
Google Inc. Disponível em: https://www.thinkwithgoogle.com/intl/pt-br/collections/youtube-insights-cooking.html. Acesso em 07 de abril de 2017.