A glutamina é o aminoácido livre mais abundante no corpo. Por ser o principal substrato energético para as células de divisão rápida, como enterócitos e células imunes, participa ativamente da defesa do corpo. No intestino, a glutamina é precursora da N-acetil-glucosamina e N-acetil-galactosamina, as quais tem papel importante na síntese do muco intestinal e, assim, são essenciais para a manutenção da barreira intestinal. Esse aminoácido também é o principal combustível para linfócitos, macrófagos e fibroblastos.
Sendo assim, ela tem sido utilizada como suplemento para aumentar a imunologia de atletas em períodos de treinamento intenso. Uma revisão de 2016 publicada no Journal of the International Society of Sports Nutrition analisou as evidências disponíveis sobre a interação do estresse induzido pela atividade física e a microbiota, assim como o seu efeito na saúde e desempenho de atletas de elite. As pesquisadoras europeias verificaram que não há recomendação definitiva de glutamina, mas que uma dose oral diária pode inibir o estresse intestinal induzido e a inflamação, sem efeitos adversos. Por fim, as pesquisadoras europeias concluíram que a suplementação de glutamina depende de cada indivíduo – baixos níveis plasmáticos de glutamina, células intestinais prejudicadas, intensidade de treinamento, etc.
Para adicionar, ela é classificada como grupo B pela Instituto Australiano de Esportes (AIS), um dos principais órgãos mundiais da nutrição esportiva. Portanto, a glutamina pode ser considerada uma opção de suplemento em casos monitorados, mas ainda são necessárias mais pesquisas sobre sua ação em atletas como prevenção da supressão do sistema imunológico.
Referências bibliográficas
1) Australian Institute of Sports. Recovery Nutrition. Australian Government, Australian Sports Comission. Disponível em: http://www.ausport.gov.au/ais/sports_nutrition/fact_sheets/recovery_nutrition
2) Australian Institute of Sports. Supplements: Group B. Australian Government, Australian Sports Comission. Disponível em: https://www.ausport.gov.au/ais/sports_nutrition/supplements/groupb
3) Clark A, Mach N. Exercise-induced stress behavior, gut-microbiota-brain axis and diet: a systematic review for athletes. J Int Soc Sports Nutr. 2016 Nov 24;13:43.
4) Oliveira DC, Lima FS, Sartori T, Santos ACA, Rogero MM, Fock RA. Glutamine metabolism and its effects on immune response: molecular mechanism and gene expression. Nutrire (2016) 41: 14.