Você já ouviu falar em Slow Food? O Slow Food é uma organização fundada em 1989, presente em mais de 160 países, inclusive no Brasil, que trabalha para evitar o desaparecimento de culturas e tradições alimentares locais, aumentar o interesse das pessoas pelo o que estão comendo e ajudar a entender como as escolhas alimentares afetam o mundo ao redor.
O Slow Food acredita que o alimento está ligado à diferentes âmbitos das nossas vidas, incluindo política, cultura, agricultura e meio ambiente. Assim, acredita em um mundo no qual todas as pessoas possam desfrutar de alimentos bons (qualidade, sabor e nutrição), limpos (não prejudicam o meio ambiente) e justos (preços acessíveis e remuneração adequada para os produtores).
Os grupos locais de pessoas associadas ao Slow Food são chamados de Convívios. Ao redor do mundo existem 1500 Convívios, sendo que 59 ficam espalhados pelo Brasil. Estes grupos coordenam atividades articulando relações com os produtores de alimentos para a difusão de produtos gastronômicos, realizam palestras, organizam visitas aos produtores e fazem campanhas para proteger alimentos regionais, entre outras atividades que geram consciência e reflexão sobre os alimentos.
Referências Bibliográficas:
1. Slow Food International. Disponível em: https://www.slowfood.com/. Acesso em 19 de maio de 2017.
2. Slow Food Brasil. Disponível em: http://www.slowfoodbrasil.com/. Acesso em 19 de maio de 2017.