BLOG

3 SÉRIES PARA MERGULHAR NO MUNDO DA GASTRONOMIA

Uma lista com 3 séries que retratam os segredos da gastronomia e alimentação:

1) Chef’s Table: uma bonita série criada pelo americano David Gelb com três temporadas, apresenta renomados chefs e os bastidores de suas cozinhas ao redor do mundo. Além de mostrar as inspirações e cotidiano dos personagens, a série permite que os próprios cozinheiros contem suas histórias. O brasileiro Alex Atala participa da segunda temporada e mostra a cozinha do Dom e suas andanças pelo país. Com apelo estético e ótima trilha sonora, esta série traz a gastronomia como uma verdadeira arte.

2) Cooked: Michael Pollan, autor do livro de mesmo nome da série, é quem apresenta a história da alimentação, permeando os 4 elementos da natureza. No episódio Fogo, Pollan mostra como o fogo mudou a gastronomia e como é a nossa relação com os animais que comemos; em Água, vai até a Índia mostrar como a alimentação está mudando no país; em Ar, apresenta processos de panificação e por fim em Terra, trata dos processos de fermentação e como os microrganismos são utilizados na produção de alimentos.

3) The Mind of a Chef: uma série com 5 temporadas, produzida e narrada por Antony Bourdain, combina cozinha, viagem, história, humor, arte e ciência para desvendar as mentes e inspirações dos chefs. A cada temporada, um ou dois chefs viajam para mostrar as suas origens, desvendam tradições, buscam referências para suas criações, além de mostrarem um pouco do seu dia-a-dia. Em 2013, The Mind of a Chef ganhou o prêmio de melhor programa de televisão pelo James Beard Foundation Award.

Referências Bibliográficas:

1. Chef’s Table. Direção: Andrew Fried, Abigail Fuller, David Gelb, Clay Jeter, Brian McGinn. Produção: Andrew Fried, David Gelb. EUA: Netflix, Boardwalk Pictures, City Room, 2015.

2. Cooked. Direção: Peter Bull, Azlex Gibney, Ryan Miller, Caroline Suh. Produção: Adam Del Deo, Alex Gibney, Lisa Nishimura, Stacey Offman, Michael Pollan, Caroline Suh. EUA: Jigsaw Productions, Netflix, 2016.

3. The Mind of a Chef. Direção: Michael Steed, Anna Chai, Claudia Woloshin, Morgan Fallon, Siobhan Walshe. Produção: Cristopher Collins, Lydia Tenaglia, Anthony Bourdain, Joe Caterini. EUA: 2012.