BLOG

Estrategia em Alimento

ROTULAGEM CLARA É RECOMENDAÇÃO DE SAÚDE

Entre os temas mundiais relacionados à alimentação e alvo de muitas discussões, propostas e estudos, está a rotulagem nutricional. A recomendação de órgãos de saúde ao redor do mundo, tal como o direcionamento da Organização Mundial de Saúde (OMS) é buscar pelos rótulos mais compreensíveis para o consumidor.

Muitos países estão alterando sua forma de apresentação das informações nutricionais e outras regras relacionadas aos rótulos de alimentos e bebidas. Países da América Latina, como Chile, México e Equador, por exemplo, adotam o modelo de rotulagem frontal, considerado por muitos, mais simples e fácil de entender. O modelo de informação nutricional através do “semáforo” (indica teores excessivos ou aceitáveis de alguns nutrientes do rótulo por meio de cores) é outro formato possível, adotado principalmente por alguns países europeus. A discussão sobre o melhor método de comunicar é polêmica e a ciência ainda não é decisiva quanto a melhor alternativa.

O Brasil, que já adotou a obrigatoriedade sobre a indicação da presença de alérgenos nos rótulos de alimentos e bebidas, ainda não realizou medidas sobre as informações nutricionais. Pesquisa realizada pelo Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) no último ano (2016), entrevistou 2.651 internautas e revelou que 40% compreendem parcialmente ou muito pouco as tabelas nutricionais dos produtos.

Na procura por mudanças, em julho (julho/2017), o mesmo Instituto (Idec) lançou uma campanha com o objetivo de educar os consumidores no assunto rotulagem e, ainda, pedir mudanças e revisões aos órgãos responsáveis para rótulos mais acessíveis – a campanha intitulada “Rotulagem Adequada Já” tem sua página no Facebook com muitas informações. Consulte: https://www.facebook.com/rotulagem/

Além da informação nutricional, atualmente, a busca é por transparência total, o debate envolve temas como origem dos produtos, transgênicos, bem-estar animal e presença alérgenos – o consumidor quer saber o que está comendo e está cada vez mais antenado.

Referências Bibliográficas:

Rede de Alimentação do Sistema Único de Saúde. Disponível em: http://ecos-redenutri.bvs.br/tiki-read_article.php?articleId=2333. Acesso em 25 de julho de 2017.

Instituto de Defesa do Consumidor (Idec). Disponível em: http://www.idec.org.br/em-acao/revista/rotulo-mais-facil/materia/o-rotulo-pode-ser-melhor/pagina/1285. Acesso em 25 de julho de 2017.

Instituto de Defesa do Consumidor (Idec). Disponível em: http://www.idec.org.br/em-acao/em-foco/campanha-expe-problemas-sobre-rotulagem-nutricional-no-brasil. Acesso em 25 de julho de 2017.