BLOG

FESTIVAIS GASTRONÔMICOS AO REDOR DO MUNDO

Comida e viagem tem tudo a ver, por isso, uma lista de festivais gastronômicos em diferentes lugares deste planeta para você conferir!

1) Salon du Chocolat: realizado inicialmente em 1995, na França, o festival peregrina por diversos países desde então. A cada ano são realizados 20 eventos espalhados pelo mundo que contam com a presença de mais de 60 países. A programação é diversificada: demonstrações com chefs renomados, degustações, exposições de esculturas e um desfile de moda com roupas feitas com chocolate. A cada dois anos acontece também durante o evento, o The International Cocoa Awards, que premia o cacau de maior qualidade e visa conectar os produtores de cacau e os fabricantes de chocolate, além de incentivar a pesquisa e o aprimoramento da produção.

2) Watercress Festival: em Hampshire, na Inglaterra, acontece o festival do agrião, que celebra este vegetal popular na culinária local. A programação inclui feira com produtores locais, feira de artesanato, shows de música e apresentações com chefs famosos criando pratos com o ingrediente tema. Além disso, há a competição pelo uso mais interessante do agrião, que resulta em ideias como a cerveja com infusão de agrião e o creme de agrião com chocolate. Um evento, no mínimo, curioso.

3) The Great Food Festival: um dos melhores festivais gastronômicos do mundo acontece em Singapura durante 4 dias. Em 2017, reunirá mais de 30 nomes estrelados pelo guia Michelin, que levarão seus pratos com preços acessíveis para o festival, ministrarão aulas e workshops. Mas, para além dos chefs renomados, o festival também busca trazer a tradição à tona, com pratos tradicionais passados de geração em geração e provenientes de diversas culturas globais.

4) Hokitika Wild Food Festival: evento realizado em Hoktika, Nova Zelândia, e é para quem gosta de experimentar novos sabores, pois uma das principais atrações são as barracas que oferecem comidas pouco convencionais como testículos de cordeiro, minhocas e escorpiões (alimentos que já participaram do festival). As comidas são acompanhadas por palcos com apresentações de música, mímica e danças e pelo bom humor dos seus visitantes que se fantasiam de formas variadas para ir ao evento.

5) Mistura: o festival gastronômico mais importante da América Latina é realizado no Peru e foi idealizada para mostrar a rica biodiversidade do país e posicionar a gastronomia como fator econômico de desenvolvimento. O festival conta com cerca de 350 expositores, mais de 50 restaurantes e mais de 400 mil visitantes, que têm a oportunidade de experimentar um pouco da cultura local. A feira reúne desde pequenos produtores até grandes nomes da gastronomia internacional e em 2017 irá completar 10 anos de existência abordando como tema central a alimentação saudável.

Referências bibliográficas:

Watercress Festival. Disponível em: http://www.watercressfestival.org. Acesso em 26 de julho de 2017.

Salon du Chocolat. Disponível em: http://www.salon-du-chocolat.com. Acesso em 26 de julho de 2017.

Savour. Disponível em: http://savour.online/. Acesso em 26 de julho de 2017.

Wild foods. Disponível em: http://www.wildfoods.co.nz. Acesso em 26 de julho de 2017.

Mistura. Disponível em: http://mistura.pe/. Acesso em 31 de julho de 2017.