BLOG

GASTRONOMIA COMO MEIO DE INSERÇÃO SOCIAL

Sabe-se que o alimento une as pessoas ao redor da mesa e por que não as uniria por uma causa maior? Alguns chefs perceberam o potencial da gastronomia como ferramenta de inserção social e trabalham para o crescimento de pessoas com algum tipo de vulnerabilidade social.

Outro projeto brasileiro, é o chamado Instituto Chefs Especiais que busca facilitar a autonomia de pessoas com Síndrome de Down e inseri-las na sociedade através da gastronomia. Os alunos participam de cursos de culinária, confeitaria, panificação e atendimento de salão. Neste ano, o instituto abriu o Chefs Especiais Café, a primeira cafeteria inclusiva do Brasil em que os funcionários possuem Síndrome de Down e a renda arrecadada é destinada à organização.

Em São Francisco, nos Estados Unidos, o La Cocina nasceu da ideia de que é possível empreender desde que se tenha a estrutura e o apoio corretos. Assim, a organização oferece assistência técnica especializada e um espaço com uma cozinha completa para que empreendedores de baixa renda consigam preparar suas receitas e ganhar dinheiro com a venda.

Na Inglaterra, o chef e apresentador Jamie Oliver também idealiza projeto social por meio dos restaurantes Fifteen. Os jovens de 16 a 24 anos que estão desempregados e sem estudar podem se candidatar as vagas do programa de aprendiz. São 3 meses de treinamento, 4 semanas de experiências em cozinhas de alta qualidade e um ano na cozinha do restaurante Fifteen. Estima-se que 80% dos participantes continuam a trabalhar como chefs em outros restaurantes após o término do programa.

Dentro da cozinha é necessário desenvolver habilidades técnicas e emocionais, além de ser necessário o desenvolvimento da capacidade de trabalho em grupo e de liderança, o que torna a gastronomia uma boa opção de ferramenta para a transformação social.

 

Referências bibliográficas:

Gastromotiva. Disponível em:http://www.gastromotiva.org/pb/. Acesso em: 06 de setembro de 2017.

La Cocina. Disponível em: https://www.lacocinasf.org.Acesso em: 06 de setembro de 2017.

Instituto Chefs Especiais. Disponível em: http://chefsespeciais.wixsite.com. Acesso em: 06 de setembro de 2017.

Fifteen Cornwall Aprentices. Disponível em: https://www.fifteencornwall.co.uk/apprentices. Acesso em: 06 de setembro de 2017.