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Estrategia em Alimento

GLOBAL FOOD AND DRINK TRENDS 2018

A Mintel, uma das principais empresas de pesquisa de mercado mundialmente, apresentou seu novo trabalho “Global Food na Drink Trends 2018”. O estudo é resultado da colaboração de 60 experts em mais de 12 países. Esta troca e muitas análises resultaram em 5 principais temas que, segundo e empresa, estarão na cabeça dos consumidores em 2018 quanto o assunto for alimentos e bebidas:

1. “Full Disclosure” – na tradução livre, “Divulgação completa”. Esta tendência traz a busca do consumidor por cada vez mais transparência nos produtos que compra. Segundo a Mintel, um dos fatores que explica a busca por total transparência é a falta de confiança dos consumidores em legislações, setores regulatórios e “escândalos” envolvendo indústrias de alimentos que ocorreram nos últimos anos. A busca pelo entendimento da origem dos ingredientes, processos ocorridos durante a produção e informações sobre a cadeia de suprimentos serão exigências cada vez mais fortes.

2. “Selffulfilling Practices” – a tendência se refere à busca de maneiras individuais para o autocuidado e bem-estar, novas práticas e produtos que proporcionem o “se sentir bem”. Esta onda está bastante associada ao ritmo de vida atual, conectividade constante, desconfiança generalizada e até com os tons controversos na política e meios de comunicação. Cada vez mais os consumidores traçam definições únicas de dietas saudáveis e definem seus tempos para relaxar. Menos nutrientes proibidos e dias de “enfiar o pé na jaca”, mais alimentos para relaxar e indulgências que cabem na rotina.

3. “New Sensations” – a nova sensação será a textura, um próximo passo para alcançar experiências sensoriais completas através de alimentos e bebidas. Segundo a Mintel, em 2018, o som, a sensação e a satisfação que a textura é capaz de trazer ganhará mais importância para empresas e consumidores. Os produtos com diferenciais de textura serão inclusive mais compartilhados nas redes sociais – biscoito sanduíche, sorvete com crocantes, bebidas com esferas que explodem na boca, frutas crocantes, sucos de fruta com sementes, etc.

4. “Preferential Treatment” – ao pé da letra: “Tratamento Preferencial” se refere à nova era da personalização total, bastante relacionada à expansão das compras e pedidos de comida online – serviços de compras personalizados, clubes de assinaturas, kits de alimentos prontos para cozinhar, surpresas para o consumidor que quer economizar tempo e também, algumas vezes, dinheiro. A tecnologia promove cada vez mais facilidades para o consumidor e também a realização de promoções para produtos específicos.

5. “Science Fair” – mais consumidores passarão a buscar alimentos e bebidas de empresas que apliquem a tecnologia em seus produtos, diferenciando-os de alimentos tradicionais; é o caso, por exemplo, dos hambúrgueres vegetais idênticos aos de carne bovina que já estão nos mercados internacionais.

Para mais detalhes sobre cada uma dessas tendências baixe o documento na íntegra: http://www.mintel.com/global-food-and-drink-trends/

 

Referências bibliográficas:
Mintel. Global Food and Drink Trends 2018. Disponível em: http://www.mintel.com/global-food-and-drink-trends/. Acesso em dezembro de 2017.