Pesquisa realizada com a população dos Estados Unidos aponta o real impacto de alguns claims, selos e outras certificações utilizadas pelas indústrias de alimentos e bebidas na comunicação de produtos. Através desses símbolos as empresas buscam comunicar aos consumidores “o que está dentro do produto”. Segundo o grupo de pesquisa, os ícones que mais influenciam nas decisões de compra dos norte-americanos são os relacionados à orgânicos, agrotóxicos, bem-estar animal, “fair trade” e transgênicos.
A ilustração abaixo, presente na pesquisa, mostra alguns dos ícones com que os americanos estão mais familiarizados, além de seu impacto nas decisões de compra:
No Brasil, além dos claims relacionados a nutrientes e benefícios já aprovados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), alguns selos e ícones também ganham espaço nas embalagens de produtos alimentícios, como é o caso dos selos orgânico, de bem-estar animal e de respeito ao meio ambiente.
Apesar da existência e utilidade deste tipo de comunicação, o consumidor deve sempre estar atento sobre o que cada um desses ícones de fato representa. Além disso é útil saber que nem todos esses selos são concedidos por órgãos governamentais ou credenciados pelo governo, mas por órgãos independentes, que podem ou não adotar as práticas “ouro” para avaliar ou fiscalizar os produtos que levam seus selos.
Referência Bibliográfica:
Hartman Group. 2017. Disponível em: http://www.tailorednews.com/u/THG-Publications/gXskAbkPhfnlJ21sY/Certificates-and-Seals-on-Product-Packaging-.htm. Acesso em 22 de janeiro de 2018.