Se quando você pensa em doces japoneses a única coisa que vem à cabeça é o doce de feijão, saiba que esse doce faz parte da linha Wagashi, que são os doces tradicionais consumidos, principalmente, na cerimônia do chá. Mas, você já ouviu falar em Yogashi? A Yogashi é a confeitaria japonesa com influência estrangeira que está se popularizando cada vez mais por aqui.
Uma das principais influenciadoras da Yogashi é a confeitaria clássica francesa e o que mais diferencia a confeitaria oriental da ocidental é a leveza. Por causa da adaptação cultural, os doces recebem muito menos açúcar para agradar o paladar nipônico, além de utilizarem muito mais frutas frescas e sazonais. Outros ingredientes comuns no Japão, como o chá verde e o gergelim, também entram em cena.
O Choux Cream é um dos doces mais populares dessa linhagem; é composto por uma bola de massa inspirada na Pâte a Choux (massa clássica da confeitaria francesa utilizada para fazer as famosas éclairs) e recheio de creme, que ganha leveza por usar menos açúcar e possui sabores como chá verde ou frutas da época. Vale a pena experimentar!
Referências bibliográficas
Kimura K. A nova confeitaria oriental [internet]. Brasil: [acesso 28 mar. 2018]. 2014. Disponível em: https://hashitag.com.br/nova-confeitaria-oriental/
Oliveira C. Versão ocidental da confeitaria japonesa ganha espaço no país [internet]. Brasil: [acesso 28 mar. 2018]. 2017. Disponível em: https://www.revistamenu.com.br/2017/05/16/versao-ocidental-da-confeitaria-japonesa-ganha-espaco-no-pais/