BLOG

Efeito da suplementação de DHA durante a gestação na composição corporal de crianças

Um estudo recente propôs a analisar a associação entre suplementação de ácido docosa-hexaenóico (DHA) durante a gravidez e a composição corporal de crianças. O DHA é um ácido graxo essencial comumente encontrado no óleo de peixe, suas funções incluem, principalmente, controle de processos inflamatórios e da diferenciação dos adipócitos durante o desenvolvimento do feto.
Para avaliar seu efeito no período gestacional, a suplementação de 600 mg/d de DHA foi oferecida às gestantes da amostra e, posteriormente, analisou-se a composição corporal de seus filhos aos 5 anos de idade. Os resultados mostraram que o aumento dos níveis de DHA durante a gravidez ocasionou um aumento de massa magra nas crianças.
A conclusão desse estudo evidencia como o estado nutricional durante a gestação é essencial para garantir a saúde e integridade do bebê. Reiterando a necessidade de atentar-se a alimentação e a importância do acompanhamento médico e nutricional ao longo desse período.


Referência Bibliográfica:

HIDAKA, B.H., et al. Intrauterine DHA exposure and child body composition at 5 y: exploratory analysis of a randomized controlled trial of prenatal DHA supplementation. The American Journal of Clinical Nutrition. V. 107, n. 1, p. 35-42, 2018.