BLOG

Mel de abelhas nativas

 

Foto: FERNANDO SCIARRA|ESTADÃO

A produção do mel no Brasil ainda hoje é dominada pelas abelhas europeias, aquelas amarelas e pretas, importadas pelos jesuítas para o Brasil. Mas, há alguns anos, vem ganhando força o trabalho árduo das abelhas brasileiras – kataís, tiúbas, urulus, jandaíras – elas não têm ferrão e produzem um mel diferente daquele ao que o brasileiro está habituado. A produtividade das abelhas sem ferrão é menor, mesmo assim, aos poucos vem se tornando mais conhecido e utilizado.
No mês de outubro/2017 o mel de abelhas nativas ganhou regulamentação no estado de São Paulo. Embora o produto já fosse utilizado por entusiastas, por fugir dos critérios do mel tradicional europeu, o mel brasileiro ainda não estava autorizado. A nova resolução aprova regulamento técnico de identidade, padrão de qualidade e os requisitos do processo de beneficiamento do mel das abelhas sem ferrão.

 

 

Referências Bibliográficas
O Estado de São Paulo. Disponível em: http://paladar.estadao.com.br/noticias/comida,mel-de-abelhas-nativas-produzido-em-sao-paulo-ganha-regulamentacao,70002030539. Acesso em 20 de outubro de 2017.
O Estado de São Paulo. Disponível em: http://www.estadao.com.br/noticias/geral,a-abelha-e-nativa-o-mel-clandestino,4671. Acesso em 22 de outubro de 2017.