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Estrategia em Alimento

Análise de forças e fraquezas do seu produto: entenda como alavancar o potencial no mercado

Quer ter bons resultados nas vendas dos seus produtos? Então, um dos pontos que deve ser colocado em prática é a análise de forças e fraquezas deles. O seu produto apresenta alguma desvantagem?

Como essa desvantagem pode deixar de existir ou, melhor ainda, como ela pode se transformar em uma vantagem? Como melhorar um ponto positivo que o seu produto tem? Ao fazer essa análise, você poderá encontrar as respostas a essas perguntas.

Esses importantes pontos podem ser encontrados utilizando a Análise SWOT. Essa é uma ferramenta bastante aplicada por diversas empresas. Veja agora como colocá-la em prática para os produtos da sua marca e como isso pode trazer diversas vantagens.

O que é a Análise SWOT?

Primeiro, vamos entender o que significa SWOT, que é a sigla para os termos em inglês: strengths, weakness, opportunities e threats. Em português, essa ferramenta também pode ser chamada de FOFA, que também representa uma sigla dos mesmos termos da SWOT, mas, em nossa língua: forças, oportunidades, fraquezas e ameaças.

As ameaças e oportunidades são fatores externos à empresa, ou seja, variáveis que não podem ser controladas por ela. Por exemplo, uma nova legislação pode ser considerada uma oportunidade ou a presença de um novo concorrente no mercado pode ser vista como uma ameaça. Essa análise precisa ser realizada para que o negócio tenha como se preparar melhor nesse tipo de situação.

Já as forças e fraquezas, que são o foco deste conteúdo, são aquilo que pode ser controlado pela empresa, como por exemplo as forças do time de gerenciamento da marca ou categoria, mas poucas empresas costumam fazer essa análise direcionada para os produtos ou skus da marca. Aqui podemos analisar as características do seu produto, os ingredientes, aditivos, características da embalagem, tabela nutricional, entre outros elementos intrínsecos.

Como fazer a análise SWOT passo a passo?

1º passo: faça uma análise de forças e fraquezas

Para realizar uma boa análise, é necessário levantar diversos questionamentos sobre o seu produto. Vejamos alguns exemplos abaixo de como isso pode ser feito para descobrir as forças e fraquezas que eles apresentam.

Fraquezas

Uma das fraquezas do seu produto pode estar, por exemplo, nos ingredientes utilizados para produzi-lo. Estamos vivendo uma época na qual as pessoas querem ser mais saudáveis e estão buscando por mais qualidade de vida. Elas entendem que muito disso vem dos alimentos e, por isso, estão evitando o consumo de itens ricos em gorduras saturadas, aditivos e outras substâncias.

Se o produto fabricado pela sua empresa apresenta uma dessas características, essa é uma fraqueza que precisa ser combatida. Nesse caso, você pode encontrar uma ótima oportunidade caso a obesidade populacional seja um destaque na sua praça.

Forças

Já entre as forças, diversos pontos podem ser analisados de forma que eles possam ser melhorados. Ele pode ser preparado com ingredientes de alta qualidade, a embalagem apresentar informações claras e estar de acordo com as normas, o seu produto conseguir transmitir a ideia de marca sustentável, entre outras características que tendem a deixá-lo mais atraente para os consumidores.

Além disso, pode ser considerada uma força se você está apostando em ingredientes orgânicos, cuja plantação não prejudique o meio ambiente e que tenha um processo de produção que respeita a sociedade local, ou se sua embalagem é facilmente reciclável, por exemplo.

2º passo: dê pesos a essas forças e fraquezas

Depois de identificar quais são as forças e fraquezas do seu produto, coloque-os em uma lista e comece a pontuá-los de acordo com o nível de importância para a estratégia e o posicionamento da marca. Isso é importante porque, nem sempre, uma força precisa ser mantida se ela não oferecer nenhuma influência na venda dos seus produtos.

Por exemplo, se você está pensando em colocar um novo produto no mercado, o fato de ele ter elevada qualidade pode não ser o bastante para que ele seja comprado. Afinal de contas, existem outros concorrentes que podem oferecer a mesma qualidade que a sua ou até melhor.

Dessa forma, é preciso pensar além. Já o fato de ter um preço final mais acessível pode ser um ponto que tenha maior importância nesse cenário, para democratizar algo que esteja muito restrito a marcas de desembolso maior ou distribuição restrita.

3º passo: monte a sua matriz SWOT e cruze as informações

Após saber quais são as forças e fraquezas dos seus produtos, monte uma matriz para cada um deles e liste quais são os fatores mais relevantes. Assim, os responsáveis pelo setor podem focar primeiro no que é mais urgente.

Esse é o momento de colocar a mente para funcionar e pensar em estratégias que consigam reverter as fraquezas em forças ou eliminá-las e que sejam capazes de melhorar os pontos positivos do produto. É possível, por exemplo, pensar em como uma força pode melhorar uma fraqueza. Assim, fica mais fácil de resolver o problema, pois a empresa já tem a solução, falta apenas direcioná-la da forma correta.

Para melhorar ainda mais cada uma dessas etapas que acabamos de listar, você deve pedir a opinião dos consumidores, entender barreiras para a compra do seu produto e elementos importantes de recompra.

Por que fazer a análise de forças e fraquezas do produto?

A SWOT é uma ferramenta de extrema importância para o setor de alimentos. Ela consegue oferecer uma maior confiança para lidar com uma série de problemas e imprevistos que tendem a acontecer.

Saber como fazer uma boa análise do ambiente externo, por exemplo, é essencial para buscar informações sobre as forças e fraquezas que o produto apresenta. Por exemplo, para saber se o preço dos seus produtos está, de fato, acessível à maioria da população, caso essa seja sua estratégia.

Essa análise pode mostrar, por exemplo, que a sua relação custo-benefício não está equilibrada na mente dos consumidores. Assim, apesar das forças como ingredientes de qualidade superior, eles não são percebidos como relevantes frente a outros critérios de compra, fazendo com que fraquezas possam se sobrepor.

O ideal é que a análise de forças e fraquezas seja realizada, pelo menos, uma vez por ano. Se você tem muitas dúvidas sobre o assunto e não sabe como fazê-la, o mais adequado é entrar em contato com quem saiba. Assim, você pode contar com uma consultoria estratégica em alimentos e nutrição que poderá ajudá-lo nessa questão tão importante e essencial para o crescimento do negócio.

E então, gostou do nosso post de hoje? Podemos oferecer a ajuda que você precisa. Entre em contato conosco agora mesmo e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto!